kids-at-computer.jpg

Seu filho faz tudo pela internet: conversa com os amigos, posta fotos, ouve música, vê filmes… Por que não aproveitar essa facilidade e falar para ele pegar firme nos estudos e recuperar as notas? A web tem diversos sites que são quase como uma aula particular. “Muitas páginas podem ser úteis, mas é preciso que um profissional indique aquelas que têm conteúdo confiável”, ressalta Luciana Allan, mestre em educação e diretora do Instituto Crescer para a Cidadania. Pesquisamos o que há de melhor nessa área, falamos com especialistas e selecionamos alguns sites bem bacanas!

Como orientar

Crianças pequenas precisam ser acompanhadas de perto pelos pais para usarem a internet na hora de estudar. É importante sentar com elas e ajudá-las a entender o que o site propõe como atividade. “Quanto mais claras estiverem as tarefas, mais o aluno vai se concentrar nelas”, explica Luciana. Quando o estudante cresce e ganha autonomia para organizar a própria rotina de estudos, ele pode usar a internet como complemento quando achar necessário. Mas continua sendo importante pedir indicação de sites de qualidade aos professores. Deixe isso claro. “O adolescente nunca faz uma coisa só na internet. Ele abre o Facebook, checa o celular… É uma característica dessa geração. Nem sempre isso prejudica o estudo”, explica Luciana Allan.

KhanAcademy (pt.khanacademy.org)

Traz material para estudo e exercícios de várias matérias. Mostra gráficos com a evolução do aprendizado e aponta quais são os temas nos quais o estudante sente mais dificuldade. O conteúdo não está dividido por séries, mas por assunto. Conforme o aluno acerta os exercícios, o site aumenta o nível de dificuldade das atividades propostas.

Indicação: para todas as idades

Educar para Crescer (educarparacrescer.abril.com.br)

O portal do Educar para Crescer, projeto da Editora Abril que produz conteúdos relacionados à educação, tem jogos interativos que deixam o estudo de português e outras matérias divertido. Os mais velhos encontram orientações para enfrentar o vestibular com tranquilidade e um bom material para se preparar para as provas.

Indicação: ensino fundamental e médio

TV Poliedro (youtube.com/poliedrotube)

O canal do Sistema de Ensino Poliedro apresenta videoaulas de cinco a 20 minutos. Professores explicam, de forma clara, conteúdos do ensino médio. É perfeito para o aluno finalmente entender aquela matéria em que ele sente dificuldade. Para encontrar um vídeo no canal, clique na lupinha que aparece no menu e digite o que está procurando.

Indicação: ensino médio

Me salva! (mesalva.com)

A plataforma, criada em 2012 por um estudante brasileiro de 22 anos, oferece videoaulas e exercícios interativos. Conforme o aluno realiza as atividades, o site cria gráficos com a evolução do desempenho. O Me Salva é muito usado por professores, que pedem aos alunos que façam atividades em casa. À distância, podem checar como eles se saíram.

Indicação: ensino médio e superior

FVG Ensino Médio Digital (ensinomediodigital.fgv.br)

O site da Fundação Getúlio Vargas, muito bem organizado e atraente, traz cursos on-line divididos pelos temas do Enem: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes também podem fazer testes e simulados.

Indicação: ensino médio

Arkos (arkos.com.br)

O objetivo desse portal é incentivar o gosto pela leitura em alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A criança responde a questionários sobre algum livro que tenha lido e ganha medalhas virtuais de acordo com os acertos. Há perguntas sobre mais de 7 mil obras! O cadastro para acessar o site precisa ser feito por um adulto.

Indicação: ensino fundamental

Calcule Mais (calculemais.com.br)

Criado por um engenheiro, o site é especializado em Matemática, visando ajudar a melhor compreensão de crianças e adolescentes sobre o tema. Dividido em conceitos, cada aula conta com um vídeo explicativo, que acompanha também exercícios para colocar em prática o que foi aprendido. Além disso, na seção Biblioteca, você também pode encontrar provas e editais das principais universidades do país.

Indicação: ensino fundamental e médio

Portal e-Unicamp (ggte.unicamp.br/e-unicamp/public/)

No portal da Unicamp, universidade de Campinas, é possível encontrar ilustrações, imagens, animações e vídeos de todas as áreas ? exatas, humanas e biológicas -, que ajudam na hora de entender a matéria estudada, seja ela sobre o corpo humano ou os movimentos sociais dos anos 1960. Todos os arquivos têm download gratuito.

Indicação: ensino médio

Guia do Estudante (guiadoestudante.abril.com.br)

Para os adolescentes que estão preocupados com vestibular e ENEM, o site da Editora Abril pode ser um bom companheiro: notícias, dicas e matérias das provas deixam o estudo muito mais fácil! Não só para quem já decidiu qual curso vai prestar, mas também para os indecisos o Guia conta com uma seção exclusiva para Orientação Profissional, tirando dúvidas dos alunos a respeito das carreiras.

Indicação: ensino médio e superior

Escola Games (escolagames.com.br)

Claro que os pequenos adoram jogos online e se divertir na tela do computador! Imagine unir a diversão com o aprendizado: essa é a proposta do Escola Games, que traz jogos educativos e temáticos, com conceitos aprendidos em sala de aula. Desde vogais até as frações matemáticas, as crianças vão adorar navegar pelo portal de brincadeiras.

Indicação: ensino fundamental

Fonte: M de Mulher


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image