APAREÇA

1
Fique bem visível para os motoristas. Luzes e reflexivos na bicicleta, no capacete e na roupa são itens de extrema importância. Evite usar roupas escuras à noite.

PESQUISE E OLHE CERTO

2

O mercado oferece uma grande variedade de modelos de bikes. Por isso, antes de comprar a sua, escolha uma que atenda às suas necessidades e perfil. O site do projeto Bike Anjo dá algumas dicas na hora dessa escolha.

MANUTENÇÃO

3

Esteja com a bike em dia. Mantenha freio, pneus e corrente em boas condições, assim você não corre riscos de ficar ?na mão?. Com o tempo, aprenda a se virar sozinho com alguns consertos ? isso facilita a sua vida e dá mais independência.

ROTA ALTERNATIVA

4

Descubra, analise e trace caminhos que fogem de grandes avenidas e ruas muito movimentadas. De carro é difícil perceber, mas os bairros oferecem uma porção de ruazinhas mais calmas, que são rotas perfeitas para os ciclistas ? você vai em segurança e chega no mesmo destino. Nada que uma boa pesquisa com mapas não ajude a resolver.

TEMPO AO TEMPO

5

Não tem preparo físico? Tudo bem, isso vem com o tempo. Comece pedalando em parques com regularidade, aos fins de semana, depois comece com rotas um pouco maiores. Com o tempo, naturalmente, seu corpo se acostumar e você vai conseguir pedalar distâncias maiores sem correr o risco de ?pifar? no meio do caminho.

POSICIONAMENTO

6

Evite ficar muito encostado na guia da calçada, marque o seu espaço nas vias. Por lei, os carros devem manter a distância de 1,5 metros das bicicletas. Por isso, não se ?esconda?, mas use sempre o bom senso. Não force uma situação contra um carro ou ônibus.

APARATOS

7

Não deixe de usar capacete. Além de proteger, ele garante mais visibilidade. Luvas são boas pedidas para proteger as mãos, no caso de uma queda e evita que elas fiquem ardendo no contato com o guidom. No frio ou chuva, as fechadas são importante para que seus dedos não enrijeçam (e isso pode atrapalhar na hora de frear, por exemplo).

SINAIS

8

O seu corpo é que vai mostrar suas intenções. Não tenha medo de balançar o braço para sinalizar se você pretende virar uma rua ou não. É sua obrigação mostrar para o motorista o que você quer fazer. E pense como todos os motoristas deveriam pensar: de forma defensiva.

SENTIDO CORRETO

9

Ande sempre na mesma mão dos carros, nunca na contrária. Motoristas conseguem ver com mais atenção o que está no mesmo sentido.

ESTEJA ATENTO

10

Atenção a todos os movimentos do trânsito é básico. Então, colocar fone de ouvido e ?esquecer? dos outros barulhos não é recomendado.

DIALOGUE

11

Esteja preparado para ouvir reclamações e exclamações mal educadas de motoristas. Infelizmente, nem todos respeitam a bicicleta como veículo que tem o direito de transitar na cidade. Aja com prudência, claro, e, quando possível, estabeleça diálogos com quem está compartilhando a pista.

Use sua bicicleta com segurança!

Fonte:www.ecociclismo.com.br

Brava Segurança

www.bravaseguranca.com.br

Brava 800x600


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image