Café-da-manhã-saudável
Todos sabem que é importante tomar café da manhã, mas muitos não sabem o porquê. Hoje o Ciclo Nutri preparou uma lista de motivos que irão fazer vocês refletirem, quando pensarem em deixar essa refeição de fora.

No Guia Alimentar para a População Brasileiro sugere que as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) devam aproximar-se do atendimento das porções diárias recomendadas. Dessa forma, considerando a importância e as vantagens do seu consumo adequado dessas refeições, o café da manhã é responsável pelo consumo de algumas porções diárias de alguns grupos alimentares, como o dos cereais, o das frutas e sucos de frutas, e o do leite e derivados. Por isso, esse fato contribui para uma alimentação saudável, auxiliando na redução do peso, concentração, fortalece a imunidade, age no humor e prolonga a vida.


MOTIVOS PARA TOMAR CAFÉ DA MANHÃ:


EMAGRECIMENTO

dieta-do-cha-branco

Evidências científicas relacionam o consumo freqüente de café da manhã pode ajudar a perder peso, as pessoas que tomam café da manha geralmente são mais bem sucedidas em suas tentativas em perder peso.

O café da manhã é responsável pela reposição de energia e nutrientes ?gastos? pelo organismo durante o sono. As pessoas devem evitar o hábito de não tomar o café da manhã, que acaba sendo responsável pelo consumo excessivo de alimentos durante o dia, contribuindo assim para o aumento de peso, pois há uma sobrecarga metabólica e as células passam a captar os nutrientes e as calorias de uma só vez e a sobra vai sendo armazenada em forma de gordura.

O consumo frequente e adequado do café da manhã pode proporcionar saciedade e, assim, reduzir a quantidade calórica ingerida durante o dia; em especial, pode limitar o consumo de lanches calóricos e vazios nutricionalmente. A substituição do café da manhã por lanches durante o dia, no entanto, não é vista como uma prática saudável. Essa substituição leva o aumento do consumo de carboidratos simples e de gorduras.


CONCENTRAÇÃO

estudar-computador-Thinkstock

Outra relação importante pode ser feita entre o consumo de café da manhã e a melhoria no rendimento escolar e no trabalho. Estudos apontaram efeitos positivos no desempenho cognitivo acadêmico, na atenção e na memória para atividades, e na freqüência escolar de crianças e adolescentes nas escolas.


ENERGIA

A preguiça ao acordar não é sinônimo de noite mal dormida. É resultado do gasto energético do organismo para manter suas funções vitais, como respiração e outras. Para isso ele utiliza reservas energéticas, levando a uma queda nos níveis de glicose. Quando não nos alimentando ao despertar, o organismo buscará outras fontes de energia. Como resultado teremos: sensação de cansaço e dificuldades de concentração.


HUMOR

a-importancia-do-bom-humor-na-relacao-13

Os nutrientes provenientes da alimentação, agem elevando as taxas de serotonina no cérebro, o que provoca sensação de bem-estar. Ou seja, quem dá valor ao café da manhã tende a ficar mais animado.


IMUNIDADE

Um café da manhã equilibrado, contendo, por exemplo, leite ou derivados, pão integral com azeite e uma fruta, fornece ao organismo, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Tudo que ele precisa para manter-se forte e imune às doenças.


PROLONGA A VIDA

o-que-e-a-ciencia-do-antienvelhecimento-649 a1
Os chineses acreditam que ficar em jejum vai contra os princípios da natureza. ?É pela manhã, quando há o predomínio da energia Yang, que as pessoas estão mais ativas, dispostas e no auge de suas forças. Por isso, precisam de uma refeição energética e nutritiva?.

Um plano alimentar saudável não existe sem um café da manhã, especialistas afirmam que devemos nos alimentar como reis no desjejum, como príncipes no almoço e como plebeus no jantar.O café da manhã representa entre 15 e 25% das necessidades calóricas diárias e não pode ser ignorado. É preciso haver a consciência de que é necessário se alimentar para iniciar o dia de trabalho.

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image