O empresário e imortal da Academia Sergipana de Letras, Albano Franco, lançou nesta quinta-feira, 19, no Museu da Gente Sergipana, seu novo livro “Artigos Globais e outros textos esparsos”. A obra é uma coletânea de artigos sobre negócios, economia, investimentos e diversos temas de interesse e atualidade do país, publicados na imprensa nacional e local, além de palestras e pronunciamentos.

Em seu discurso Albano agradeceu a presença de políticos, empresários, amigos e personalidades da sociedade sergipana, além de falar um pouco mais sobre a obra. “Este livro está dividido em duas etapas.  Na primeira, inserimos todos os artigos de minha autoria publicados no Jornal O Globo nos últimos dez anos. Na continuação temos textos de palestras e pronunciamentos. Está tudo aqui, inclusive fatos sobre a história da minha família, que não poderia deixar de mencionar”, explicou.

A obra conta com o prefácio de autoria do consagrado jornalista Ancelmo Góis, do Jornal O Globo, que esteve presente no lançamento e destacou qualidades do amigo de longa data. “O Albano político e líder empresarial Sergipe e o Brasil conhecem. Eu conheço um outro Albano, amigo, generoso, agregador, cativante. Ele simboliza pra mim uma ponte que liga pessoas, que desfaz atritos. Essas são qualidades que, ao meu ver, devem ser celebradas mil vezes”, pontuou.

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Belivaldo Chagas, lembrou que Albano é uma figura que está sempre retratando Sergipe. “Este é um momento que todos nós sergipanos fazemos questão de participar, de vir cumprimentá-lo pelo seu novo livro. Aqui estou também representando o governador Jackson Barreto. Albano é uma figura que representa a todos nós no cenário nacional, um amigo, ex-governador, ex-senador e um empreendedor extremamente bem relacionado”, disse.

Para o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, o livro de Albano é uma oportunidade para os sergipanos conhecerem um outro lado do ex-governador. “Albano tem uma importância enorme no cenário político e econômico do Brasil. Além disso, ele é um intelectual, membro da Academia Sergipana de Letras. Os textos que ele vem escrevendo para os jornais ao longo dos anos mostram sua preocupação com o Brasil, através de análises e sugestões sempre muito pertinentes”, frisou.

Esta é a segunda obra de Albano Franco e nela o autor analisa e opina sobre a conjuntura político-econômica e defende propostas de geração de emprego, retomada do desenvolvimento com investimentos em projetos produtivos e estruturantes. A primeira, “Minha Trajetória na Confederação Nacional da Indústria: Contra Recessão e pelo Desenvolvimento”, foi lançada em 2013, focalizando as realizações na Presidência da CNI, no período de 1980 a 1994.

Fonte: Secult