capa2 baixa

aproveitamento-de-alimentos1

É comum vermos alguém comendo uma maçã com casca, mas é muito difícil isso acontecer com uma banana ou manga, por exemplo. Neste nutritivo lixo de cascas e talos existe uma quantidade enorme de vitaminas, minerais e fibras.

O consumo de cascas, talos e sementes ainda pode ser considerado um remédio natural, barato e acessível que colocaria pra funcionar o intestino de quem tem problemas com a prisão de ventre. A seguir, confira dicas para você aproveitar melhor os alimentos:

MANGA: Você sabia que a manga tem uma casca docinha quando está bem madura? Você pode picar a casca e colocar na salada de frutas ou preparar uma geleia com adoçante próprio para ir ao fogo.

MELANCIA E CHUCHU: Entre a casca e a polpa da melancia existe uma parte branca, que quimicamente é parecida com o chuchu, se for picada e cozida. Você pode misturá-la com uma carne moída bem temperada. Fica bem parecido com uma receita de carne moída com chuchu.

BANANA: Não é possível consumir a casaca da banana crua, junto com a fruta, mas você pode adicioná-la a uma receita de um bolo, sobremesa e ou refogar com uma farofa.

Molho de melancia (substitui o extrato de tomate)

EspagueteMelanciaMat

Ingredientes

? 1 kg de melancia
? 1 molho de salsa
? 2 pimentões
? 1 cebola
? 2 colheres de sopa de maisena
? 1/2 copo de água
? Sal a gusto
? Óleo,
? 1 folha de louro
? Temperos diversos

Modo de Preparo

Bater no liquidificador toda a parte vermelha da melancia, juntamente com as sementes. Passar na peneira (use a parte branca em doce ou ensopadinho). Refogar o alho e a cebola no óleo. Cozinhar o suco da melancia, juntando o pimentão, o sal, os temperos e a salsa picadinha. Diluir a maisena em 1/2 copo de água e despejar sobre a mistura, mexendo sempre para não encaroçar.

Doce de entrecascas de melancia

cocada de melancia

Ingredientes

? 2 kg de entrecascas de melancia
? 5 cravos da Índia
? 1 copo de água (faça um chá com os 5 cravos da Índia)
? 1/2 côco ralado (opcional)
? Açúcar (de acordo com a quantidade da massa)

Modo de Preparo

Cortar em pedaços pequenos (em lâminas) ou raspar a parte branca das cascas da melancia. No caso de usar cascas de mamão, cortá-las bem pequenas. Juntar o chá de cravo e o côco ralado. Colocar para ferver e medir a quantidade da massa. Pôr açúcar na mesma quantidade. Levar ao fogo até soltar da panela. Se não for servir o doce no momento, guardar em vidro esterilizado.

OBS.:Caso queira fazer o doce mais cremoso, passar a massa das cascas de frutas, ainda cruas, no liquidificador;A utilização do côco é opcional;Esse doce pode ser feito também com a entrecasca de mamão.

“Aproveite seus alimentos o máximo!”

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image