O bacalhau na ceia

Em postas ou desfiados, o peixe está presente em datas festivas, como o Natal

foto principal

Prefira consumir o bacalhau grelhado ou assado, nunca frito. É mais saudável.

No Natal de um país colonizado por portugueses pode até faltar peru, mas bacalhau, nunca. Em lombo ou lascas, fica bom assado, cozido, fritinho no azeite ou do jeito que você quiser. Os pratos preparados com o ingrediente dão ares de nobreza à ceia, e nem precisa gastar muito para servi-lo ou exigir maior disponibilidade das cozinheiras, já que o preparo dos pratos costuma levar um bom tempinho.

Além de saboroso, o bacalhau é ainda nutritivo. Possui vitaminas (A, E e D) e sais minerais.

Também contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom). Mas se você está de dieta, é bom moderar o consumo porque esse alimento é um pouco calórico, sim. A cada 100 g são aproximadamente 350 calorias.

Quem sofre de hipertensão arterial também deve tomar cuidado, pois a mesma porção de 100 gramas contém 2.087mg de sódio, mais do que as a quantidade máxima indicada para ser consumida em um dia inteiro ? 2 mil mg.

Cuidado também na hora de escolher o peixe. Ele deve estar bem seco, firme e coberto por uma camada cristalizada de sal. A cor deve ser clara e sem manchas escuras, marrons, vermelhas ou pretas, nem buracos ou rachaduras. A peça não pode ?dobrar?, ter sinais de umidade, nem partes moles.

Uma dica importante é deixar o bacalhau de molho em água. Esse processo, conhecido como dessalgue, além de tirar o sal, hidrata a carne. O correto é dessalgá-lo sempre em água gelada, mantendo a travessa na geladeira.

O bom é que, com seu sabor excepcional, o bacalhau permite diferentes formas de cozimento. Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas e Bacalhau à Minhota são algumas de uma enorme lista, ou melhor, caderno de receitas.

Aprenda a baixo a preparar um delicioso bacalhau, que vai dar aquele toque especial à sua ceia de Natal. Delícia pouca é bobagem.

Receita da Semana

BACALHAU DE NATAL

foto receita

INGREDIENTES

*2 postas de bacalhau dessalgada

*3 folhas de louro

*8 dentes de alho

*4 batatas

*400g de brócolis

*Fatias de pimentão (vermelho, verde e amarelo)

*Azeitonas portuguesas

*Salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

1. Pré-cozinhe as postas de bacalhau em água com as folhas de louro e 4 dentes de alho por aproximadamente 8 minutos.

2. Aproveite a mesma água do bacalhau para cozinhar as batatas e, em seguida, o brócolis.

3. Frite as postas no azeite em fogo alto por aproximadamente 2 minutos e após isso leve ao forno a 180°C por 10 minutos.

4. Corte as batatas em rodelas grossas e frite no mesmo azeite que fritou as postas de bacalhau.

5. Pique o alho e adicione ao final da fritura das batatas.

6. Decorar o prato com a salsa e as fatias de pimentão.

ESPERO QUE GOSTEM , ATÉ A PRÓXIMA RECEITA …

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image