Fazer o filho dormir sozinho deve ser o grande desafio da maioria das mães. Por aqui já escrevi sobre algumas coisas do tema, mas o assunto sempre ressurge nas minhas dúvidas e inquietações.

Antônio continua grudado a mim. Nem mesmo o desmame o fez deixar de querer dormir agarradinho com a mamãe. Sei que tenho um pouco de culpa, afinal, eu também adoro estar coladinha no meu baby, mas às vezes, ele se meche tanto a noite, me chuta tanto, que acordo mais cansada do que quando tinha ido deitar.

Antônio está beirando os dois anos e até agora não aprendeu a dormir sozinho. Mas o problema não é pegar no sono sozinho. Porque isso ele faz. Fecha os olhinhos e dorme. O problema é que precisa ter alguém deitado com ele, o abraçando (eita menino dengoso), para que ele consiga adormecer. Quando se acorda no meio da noite e vê que está sozinho, corre para meu quarto e me chama para deitar com ele. É mole? Muitas vezes o sono é maior, e acabo não resistindo. Durmo com ele mesmo e não consigo tirar esse hábito nunca.

Nas minhas andanças pela internet encontrei no Macetes de Mãe (que sempre me salva) um texto da Marcia Horbacio, que é especialista em sono de mães e crianças. No texto, ela indica caminhos para nos ajudar nessa árdua tarefa.

Aqui em casa, Antônio dorme comigo, o que complica bastante as coisas, mas segundo Márcia, o segredo é ir se afastando pouco a pouco da criança, em intervalos de três dias entre uma ação e outra, de forma que não crie insegurança nem medo nos babys.

Antônio não tem medo do quarto dele, sempre brinca por lá, até mesmo na cama, mas dormir sozinho que é o problema. Por isso, quero começar esse processo por aqui o quanto antes. Vou iniciar dormindo em uma cama maior no chão do quarto dele, para, paulatinamente começar a colocá-lo na sua caminha. Assim que testar o método, conto por aqui. E se tem uma dica que dou a vocês, leitores, é: não acostume o bebê na cama dos pais. Isso evitará sofrimento dele e seu na hora de fazer uma transição como essa.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image