Leves, nutritivas e sofisticadas, elas são ótimas opções para reunir a família e os amigos nos dias frios

Aproveitando essa onda de frio que finalmente chegou a Sergipe, hoje o nosso assunto é quentinho, aconchegante, muito bom para os dias de inverno. Estou falando das sopas. A cara da estação, esse prato é de fácil preparo, saboroso e muito leve. Mas não é só! A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que trazem diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso. As sopas podem ser consumidas tanto como uma entrada, substituindo as saladas, ou até mesmo como uma refeição única no almoço ou jantar. Para uma entrada, prefira as versões mais leves como cremes e caldos de legumes, palmito e ervilha. Já para uma refeição mais completa, saboreie sopas como o creme de queijo ou de abóbora com carne seca, que são ricos em proteínas, carboidratos, verduras e legumes. Agora vamos à receita dessa semana? Mandioquinha com cream cheese é a dica. O preparo é super fácil, ainda dá tempo de fazer para degustar hoje!

INGREDIENTES

*1/2 cebola grande bem picadinha (branca ou roxa) *500g de mandioquinha descascada *2 dentes de alho amassados *240 ml de leite líquido *1 colher (sopa) de azeite extravirgem *2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado *2 colheres (sopa) de cream cheese *1 xícara de água (a usada no cozimento) *1 colher (sopa) de salsinha picadinha *½ tablete de caldo de legumes *Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Descasque a mandioquinha e cozinhe no fogo brando, junto com ½ tablete de caldo de legumes, por aproximadamente 20 minutos ou até ficar macia.
  2. Desligue o fogo, escorra a água do cozimento, mas antes reserve uma xícara dessa água.
  3. Coloque a mandioquinha cozida dentro do liquidificador e bata com uma xícara de leite. Quando formar um creme uniforme, desligue e reserve.
  4. Em uma panela, em fogo baixo, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Quando estiver douradinho, adicione o creme de mandioquinha e a xícara com a água do cozimento. Coloque a água do cozimento aos poucos até obter a textura desejada. Mexa bem e acrescente o cream cheese e o queijo parmesão.
  5. Mexa novamente até ficar homogêneo, tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto. Cuidado para não salgar, porque a receita já leva queijo. Misture tudo e desligue o fogo. Na hora de servir, polvilhe salsinha na sopa e deguste com pãozinho ou torradas.

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image