De sabor suave e versátil, esse vegetal é ingrediente de pratos como saladas, quiches e cremes, e traz benefícios à saúde

Hoje trago aqui uma receita com alho-poró. Esse vegetal, também conhecido como alho francês, é da mesma família que o alho comum e a cebola, porém, com um sabor mais suave que esses dois. Pode ser utilizado cozido, refogado, cru, ou seja, da maneira que você preferir. Esse ingrediente pode dar um novo sabor para diversos pratos como sopas, carnes, risotos, massas, tortas e até mesmo saladas. Por trás deste sucesso na gastronomia, existe ainda uma deliciosa tabela de benefícios. O alho poró tem propriedades diuréticas e nos ajuda a eliminar toxinas. É rico em vitaminas e minerais, assim como em fibras solúveis e insolúveis, e por isso favorecem o trânsito intestinal. Agora vamos à receita? Escolhemos o creme de batata e alho poró para aproveitar o friozinho, que, felizmente, continua fazendo à noite em Aracaju.

INGREDIENTES

*3 batatas grandes *2 talos pequenos de alho poró (só a parte branca) *1 cebola *1 litro de água *1 tablete de caldo de legumes *2 colheres (sopa) de creme de leite *1 colher (sopa) de manteiga *1/2 buquê de salsinha *Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Descasque, lave e corte os legumes em tiras longas e finas. Reserve.
  2. Em uma panela, coloque a manteiga para derreter. Em seguida, refogue a cebola junto com o alho poró em fogo baixo. Tampe a panela.
  3. Quando os legumes murcharem, adicione a água e o caldo de legumes. Espere ferver. Assim que levantar fervura, junte as batatas e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo e com a panela tampada. Mexa de tempos em tempos.
  4. Lave a salsinha, retire os talos e coloque-a dentro da panela. Em seguida, bata tudo com um mixer (ou liquidificador). Por fim, adicione o creme de leite e corrija o tempero com sal e pimenta, se necessário. Sirva a seguir.

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image