Independente de como se chama, o preparo é basicamente o mesmo

O mugunzá é um prato que não pode faltar nas festas juninas. A iguaria cai muito bem tanto como sobremesa, como na janta e no café da manhã. O prato leva milho branco ou amarelo e pede atenção na hora de cozinhar para não passar do ponto. Embora seja preparada igualmente em todo país, a receita traz diferentes nomes dependendo da região. No nordeste é conhecido como mugunzá e no sudeste como canjica. Para que não restem dúvidas, o nosso mugunzá é feito com os grãos inteiros de milho branco ou amarelo e leite de coco. Independentemente de como você conhece, que tal fazer uma receita do tempo das avós para a festa junina? Com uma canelinha e cravo, o mugunzá de milho e amendoim ficará dos deuses!

INGREDIENTES

*250g de milho para canjica *2L de água *1 lata de leite condensado *1 vidro de leite de coco *2 xícaras de leite comum *10 cravos da Índia *3 pauzinhos de canela *250g de amendoim torrado e moído grosseiramente *Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

  1. Deixe o milho de molho na água de um dia para o outro. Coloque na panela de pressão e cozinhe por 30 minutos ou até o grão que esteja macio.
  2. Coloque em outra panela (se necessário, maior) e acrescente o leite, o leite de coco, o cravo e a canela. Deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre.
  3. Acrescente o leite condensado mexendo para não grudar, por mais 10 minutos. Desligue estando bem cremosa e não seca.
  4. Acrescente o amendoim passe para uma travessa e polvilhe a canela em pó.

Sirva morna ou fria.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image