Canjica, pamonha e milho assado são algumas das muitas delícias dessa época do ano

Junho é o melhor mês do ano, e isso é apenas por um único motivo: tem festa junina e comida típicas. Quem não gosta de um bolo de milho, pé de moleque, bolo de macaxeira, cocada, bombocado, arroz doce, bolo de fubá, mungunzá, canjica, milho cozido e pamonha? Não tem como fazer dieta nessa época do ano, né? Se você curte esses sabores típicos, vai se apaixonar pelas receitas e dicas que traremos aqui a partir dessa semana. Faça e reúna o seu “pessoá” numa grande celebração. Para começar, apresentamos o passo a passo de um “bolo salgado de fubá”. Delícia é pouco!

INGREDIENTES

Massa: *1 xícara (chá) de leite *1 xícara (chá) de farinha de trigo *1 e 1/2 xícara (chá) de fubá *1/2 xícara (chá) de óleo *1 cubo de caldo de legumes *3 ovos *1 colher (sopa) de fermento em pó *Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio: *2 colheres (sopa) de óleo *1 xícara (chá) de bacon em cubos *2 dentes de alho amassados *1 maço de couve fatiada *100g de azeitona picada *Sal e cheiro-verde picado a gosto *150g de queijo provolone picado

MODO DE PREPARO

  1. Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e frite o bacon até dourar. Adicione o alho, a couve e frite até murchar. Acrescente a azeitona, sal e cheiro-verde e refogue por mais 2 minutos.
  2. Desligue, deixe esfriar e misture com o provolone. Reserve.
  3. No liquidificador, bata o leite, a farinha, o fubá, o óleo, o caldo de legumes, os ovos e o fermento por 2 minutos. Despeje em uma tigela, junte o recheio e misture.
  4. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire, desenforme e sirva.

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image