Doce pode ser saboreado em pedaços com queijo ou compor receitas, como bolo, caldas e pudins

A goiabada cascão é um doce “de corte”, em barra, de produção artesanal, feito com goiaba e açúcar em tachos de cobre e fogo à lenha, típico das regiões sul de Minas Gerais. O produto ainda pode ser encontrado em mercados e feiras, mas é cada vez mais raro, sendo comum ao invés, a comercialização de versões industrializadas. Por isso, decidimos compartilhar a receita com vocês. Bora fazer? Se não ficar boa na primeira vez, não desista. Fazer a goiabada cascão é mais fácil do que você imagina. O importante é melhorar sempre e desistir nunca. Depois de pronta, sirva com um queijinho… é bom demais! A goiabada cascão também pode entrar na composição de bolos, pudins, caldas e geleias. Em tudo fica uma delícia!

INGREDIENTES

*1 kg de goiaba vermelha média e maduras

*1½ xícara (chá) de açúcar refinado

MODO DE PREPARO

  1. Lave as goiabas, elimine as extremidades e descasque. Reserve as cascas.
  2. Pique a goiaba (mantenha as sementes) e coloque no copo do liquidificador com 200 ml de água. Bata por 1 minuto e despeje em uma peneira de malha não muito fina. Passe com uma colher. Aparando em uma tigela. Reserve.
  3. Disponha num tacho de cobre ou numa panela de fundo grosso o açúcar com 100 ml de água. Cozinhe, sem parar de mexer, até o açúcar dissolver e começar a ferver.
  4. Junte a polpa de goiaba e a metade das cascas. Continue a cozinhar, sem parar de mexer, por 1 hora ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo.
  5. Forre com filme plástico um aro vazado (13 cm de diâmetro) deixando sobras na superfície. Disponha a goiabada, aperte com o dorso de uma colher e embrulhe com o filme plástico. Deixe descansar por 2 horas. Sirva em pedaços.

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image