Sobremesa do tempo da avó ganha outras versões igualmente saborosas, com toque de sofisticação

O manjar branco é uma das receitas mais simples da culinária, porém é uma das mais gostosas. Macio, no ponto certo, geladinho e leve tem gosto de cozinha da vovó – é bem verdade que os tempos mudaram e as avós quituteiras que iam para o fogão preparar delícias para os netos estão em extinção. Mas nada impede que a gente relembre os velhos tempos preparando uma receitinha “imortal”, não é mesmo? Embora tenha surgindo em Portugal, o manjar é considerado um clássico da cozinha brasileira. É uma daquelas sobremesas que devem ser feitas e refeitas muitas vezes. Portanto, vamos separar os ingredientes e colocar a mão da massa? A dica é um Manjar de Coco com Calda de Vinho e Ameixas. Nesta versão, a calda de vinho deu um toque de sofisticação ao doce, e ainda deixou-o mais saboroso. Aprovadíssimo!

INGREDIENTES

Doce: *1 lata de leite condensado *2 latas de leite integral *200 ml de leite de coco *4 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena) *2 colheres (sopa) de coco ralado

Calda: *200g de ameixa sem sementes *3 colheres (sopa) de açúcar *1 xícara (chá) de vinho tinto suave

MODO DE PREPARO

  1. Doce: Coloque o leite condensado, o leite integral, o leite de coco e o coco ralado em uma panela e leve ao fogo médio para engrossar. Mexa constantemente para evitar que queime no fundo ou que o creme talhe. A consistência desejada é de um pudim. Em seguida, coloque em pequenas formas previamente molhadas. Se preferir, utilize uma forma maior. Leve para a geladeira por pelo menos duas horas.
  2. Calda: Leve ao fogo uma panela com a ameixa, açúcar e o vinho. Deixe ferver, mexendo sempre, até formar uma calda grossa. Experimente e acerte o açúcar a seu paladar. Reserve.
  3. Quando o manjar estiver gelado, desenforme, despeje a calda e sirva imediatamente

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image