Pode ser comprada em grãos, flocos ou farinha

O arroz é aquele ingrediente que não falta no prato do brasileiro. Mas para quem deseja variar no cardápio, há substituições que agradam o paladar e que são até mais nutritivas que o arroz branco. Um exemplo? A quinoa! Embora essa seja uma semente e não um grão, esse alimento é considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades. No mercado, é possível encontrar o grão inteiro, em flocos ou triturado (farinha). Em 100 g de quinoa crua há 368 calorias, 14 g de proteína e 64 g de carboidratos. Já cozido, possui, aproximadamente, 220 de calorias por xícara de chá. Com a quinoa se faz bolo, salada, risoto, arroz, farofa e hambúrguer. Optamos por compartilhar com vocês a receita de risoto de cogumelos, para mostrar que mesmo o risoto, que é um prato híper calórico, quando preparado com quinoa pode ser ligth. Teste e depois me conte se gostou.

INGREDIENTES

*1 cebola picada *1 dente de alho amassado *100g de shiitake *100g de cogumelo paris *100g de cogumelo shimeji *200g de quinoa *Caldo de legumes *1 colher (sopa) de manteiga *½ copo de vinho *30g de queijo meia cura ralado

MODO DE FAZER

  1. Em uma panela, coloque o caldo de legumes, a cebola e o alho. Deixe ferver no fogo alto por 10 minutos. Tire do fogo e reserve.
  2. Em outra panela, coloque a manteiga e refogue os cogumelos. Em seguida, acrescente a quinoa e refogue. Acrescente ½ copo de vinho e mexa até evaporar.
  3. Comece a hidratar a quinoa com o caldo de legumes fervente, mas acrescentando uma concha por vez, mexendo sempre até cozinhá-la.
  4. Finalize com o queijo meia cura ralado.

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