Inove no preparo dos pratos sem precisar gastar muito tempo na cozinha

Com o Natal e o Ano Novo se aproximando, é hora de definir o cardápio das ceias. As frutas surgem como grandes aliadas, não só no preparo das sobremesas, mas também nos assados – tanto em recheios quanto em molhos agridoces. A partir de hoje confira uma seleção de receitas que vão incrementar o menu da sua ceia. Optamos por receitas fáceis e rápidas, que você prepara com ingredientes básicos, mesmo sem muito tempo livre. Afinal, fim de ano é aquela correria, entre amigos-secretos, compras e muito trabalho. Então vamos lá! Tradição é tradição, mas ela não significa que toda ceia de Natal precisa ser igual. Por isso, ao invés de uma receita de peru, vamos indicar o preparo de um delicioso lombo suíno ao molho de ameixa. Certeza de uma refeição incrível!

INGREDIENTES

Lombo: *1 peça de lombo de porco (cerca de 1kg) *400ml de vinho tinto *2 dentes de alho *1 cebola picada em brunoise *1 folha de louro *1 ramo pequeno de tomilho *200ml de caldo de legumes

Molho de ameixa: *250g de ameixas secas sem caroço *200ml de vinho tinto *1 dente de alho *100ml de caldo de legumes  *Sal e pimenta branca a gosto *1/2 cebola em brunoise *Líquido do lombo assado

MODO DE PREPARO

  1. Após marinar o lombo por 12 horas, retirar a carne e reservar. Em seguida, separar em duas porções o caldo da marinada: uma parte será usada no molho e a outra é para regar o lombo enquanto estiver assando. Use um pouco do caldo da marinada para hidratar as ameixas, assim ficarão macias antes de fazer o molho.
  2. Com o forno a 180 °C, asse o lombo por, aproximadamente, 40 minutos. Durante esse tempo é importante regar o lombo com a segunda parte do caldo da marinada, para que ele não fique seco.
  3. Finalizando o processo, deixe o lombo esfriar e retire o líquido que soltou. Adicione o resto dos ingredientes do molho.
  4. Em uma panela, coloque todos os ingredientes do molho, com exceção do sal e da pimenta. Deixe reduzir até a metade, utilizando fogo baixo. Bata tudo em um processador e volte o líquido para a panela. Finalizar com sal e pimenta branca.

Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image