Legume da beleza

Rica em vitaminas, a cenoura se apresenta deliciosamente crocante no doce com nozes e muito macia e cremosa na torta salgada

principal

Embaladas em sacos plásticos, a cenoura quando conservada em geladeira permanece em boas condições por 1 a 2 semanas.

Depois de extrapolar com a alimentação nas férias, chegou a hora de colocar a consciência na balança e retomar o ritmo saudável de todos os dias. Para ajudar você nesta verdadeira missão, sugerimos aqui o consumo de um dos alimentos mais ricos em betacatoreno (pró-vitamina A): a cenoura.

Conhecida como a hortaliça da beleza, a cenoura contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Como as demais fontes de vitamina A, é importante para a formação de ossos e dentes, mantém cabelos e unhas fortes e bonitos, deixa o organismo mais resistente às infecções e ajuda a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. Consumi-la crua é a melhor forma de aproveitar seus nutrientes. Na hora de cozinhar, use o mínimo de água, melhor ainda se for feita apenas no vapor ou no micro-ondas, o tempo suficiente para deixá-la macia.
Na culinária, a cenoura permite variações incríveis. Em sanduíches e saladas, fica melhor ralada. Cozida chega a desmanchar na boca. É usada em purês, sopas, caldos, flans, suflês, risotos, conservas, massas e recheios de tortas e até pães e omeletes. Também entra no preparo de refogados, molhos e faz ótimo acompanhamento para assados. Seu sabor suave permite combinações com molhos salgados ou adocicados.

A cenoura também fica deliciosa na forma de suco. Quem desejar pode incrementar a bebida com algumas frutas, especialmente com o abacaxi e a laranja. É uma das poucas hortaliças usadas no preparo de bolos ? uma receita conhecida, com a tradicional cobertura de chocolate ? e doces em calda.
Entre todas essas deliciosas opções culinárias que citamos com a cenoura, apresentamos nesta edição um bolo de cenoura, uma receita do tempo da avó, mas que agrada a família toda. Faca a receita e depois me diga se deu certo! Manda um e-mail. Bon appetit!

Receita da Semana

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

receita

INGREDIENTES

Bolo:

*3 cenouras grandes sem cascas
*3 ovos
*1 xícara (chá) de óleo de soja
*2 xícaras (chá) de açúcar refinado
* 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
* ½ colher (chá) de fermento em pó

Cobertura:

*Chocolate amargo em pó
* 3 colheres (sopa) de leite
*1 1/2 colher (sopa) de margarina
* 2 colheres (sopa) de açúcar refinado

MODO DE PREPARO

1. Coloque no liquidificador os ovos junto com o óleo e as cenouras descascadas (para facilitar corte as cenouras e pedaços menores). Bata suficiente até que esteja bem batido e sem o cheiro dos ovos.

2. Em um recipiente coloque os ingredientes sólidos. Em seguida, acrescente o ingrediente que estão no liquidificador e misture bem.

3. Unte uma forma média, de preferência com um buraco no meio, com margarina e coloque a massa do bolo e leve para assar em forno pré-aquecido.

4. Coloque todos os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo mexendo até obter uma mistura homogenia.

5. Desenforme o bolo e coloque a cobertura por cima ainda quente, vá espalhando por toda a superfície. Sirva.

Harmonização

vinho

Uxmal é um vinho elegante e saboroso, mostra notas de frutas tropicais e um discreto e refinado toque de carvalho francês. Produzido em Mendoza, na Argentina, com 100% de uva Chardonnay.

Até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image