Frutas da Estação

Durante o verão as frutas reinam entre as opções mais indicadas para o consumo diário

frutas da estação

As estações passam, o clima muda e a nossa fruteira vai se adaptando às transformações. A única coisa que não se pode admitir é ficar sem estas delícias que fazem tão bem à saúde e à dieta. E quando se trata do verão, elas ganham uma importância ainda maior, já que atuam como fonte de hidratação para o nosso organismo e são leves e refrescantes, combinando bem com as altas temperaturas.

Durante o verão, principalmente, as frutas são recomendadas para o consumo diário, especialmente no café-da-manhã, como sobremesas ou nos intervalos entre as refeições. No entanto, não é aconselhado substituir refeições apenas por frutas porque a quantidade consumida será muito grande e a alimentação ficará pobre em outros nutrientes, como proteínas.

Há quem diga que as frutas são ótimas para as dietas de emagrecimento pelo fato de conterem poucas proteínas. No entanto, algumas pessoas defendem que engorda e traz desvantagens. Ambas as opiniões estão corretas, isto porque são muito ricas em vitaminas, fibras, minerais e hidratos de carbono. Por isso, as pessoas que têm restrições ao consumo de açúcares devem consumi-las com alguma moderação, apesar de o açúcar das frutas frescas não ser tão prejudicial como o puro e refinado.

As altas temperaturas pedem frutas com grande concentração de água, como melancia, abacaxi, melão e ainda as cítricas laranja, acerola e goiaba (fontes de vitamina C).

As frutas podem ser consumidas de diversas maneiras, basta usar a criatividade. A forma mais comum de aproveitar melhor os nutrientes presentes nesses alimentos é consumi-las “in natura”. Mas elas também podem ser aproveitadas nos sucos, vitaminas, sorvetes, picolés, doces em calda, mousses, pavês, tortas, geléias e licores. Além disso, elas podem servir de acompanhamento para preparações salgadas, como carnes assadas, arroz, farofa e para cereais, a exemplo da granola e aveia.

Siga as nossas dicas e surpreenda a família e seus convidados com um delicioso Bolo de Frutas. Essa é a receita da semana, publicada aqui com todos os passos para que você a prepare com feliz segurança e orgulhosa satisfação.

Receita da Semana

Bolo de Frutas

Bolo de Frutas

INGREDIENTES

Pão-de-ló:*100g de açúcar *3 ovos *100g de farinha

Recheio:*100g de morangos *100g de ananás *1 cálice de vinho do Porto, doce *2 dl de chantilly

Decoração:100g de uvas *1kiwi *1 manga *1 molho de morango *1amêndoa laminada

MODO DE PREPARO

1.Pão-de-ló:Bata o açúcar com as gemas e junte depois a farinha alternadamente com as claras batidas em castelo. Leve a cozer em forno médio. Depois de assado, deixe esfriar.

2. Lave os morangos e corte-os em cubinhos. Corte igualmente o ananás.

3. Corte o pão-de-ló ao meio, borrife a parte inferior com o vinho do Porto e coloque-a num prato de serviço. Coloque depois um pouco de chantilly e espalhe em cima a fruta cortada.

4. Coloque em cima a parte superior do bolo, reconstituindo-o, e espalhe completamente o restante do chantilly.

5. Decore o bolo a gosto com as uvas, o kiwi e a manga, como na foto, e complete com molho de morango e amêndoa laminada.

Harmonização

harmonização

Muito fino e elegante, Cherub é o primeiro rosado de altíssima qualidade na América do Sul e, por seu alto nível, estaria mais próximo da consagrada linha Montes Alpha. Ao contrário de quase todos os rosados, o Cherub não é elaborado a partir de sangria de vinhos tintos, mas de ótimas uvas Syrah especialmente cultivadas para sua produção. É elegante e classudo, com bastante frescor e um longo e complexo retrogosto. Produzido por Viña Montes, esse chileno é um acompanhamento perfeito para peixes, frutos do mar, aves, vitela, carnes brancas e comida asiática, ou um delicioso aperitivo. Combina-se bem com saladas e bolo de frutas. Possui teor alcoólico de 13,5%.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image