Dia do sorvete
Personagem principal do verão, a iguaria refresca, alimenta e ainda faz bem a saúde

foto principal

Os sorvetes de frutas combinam muito bem com a primavera, além de ser nutritivos e saborosos.

Repare, é só esquentar um pouco que as pessoas são vistas com um sorvete na mão. Ele é mesmo um bom companheiro para o calorão: refresca, mata a vontade de comer um docinho e até alimenta, dependendo da composição. E nada como fazer esse ato prazeroso na próxima quarta-feira, 23 de setembro, quando é comemorado o Dia do Sorvete no Brasil! E, de quebra, é a abertura oficial da primavera.

O Dia Nacional do Sorvete foi instituído há 13 anos pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), que registra no período entre setembro e março o consumo de 70% dos mais de 900 milhões de litros produzidos anualmente pelas empresas nacionais, incluindo sorvetes de massa, picolés e o sorvete ?soft?. No ranking mundial, os números são tímidos, o Brasil ocupa a 12ª colocação com média de 2,71 litros por pessoa. O número é quase dez vezes inferior ao da Nova Zelândia, que lidera a lista com consumo anual de 26,30 litros por pessoa. Segundo especialistas, trata-se de uma questão cultural, porque na Europa, por exemplo, se consome muito sorvete no inverno.

Do ponto de vista nutricional, o sorvete é um alimento completo, pois contém proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo, açucares, gorduras vegetal e/ou animal, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada. É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico. É claro que estes dados podem variar, dependendo da composição de cada sorvete. Os mais indicados são os preparados com frutas tropicais. Abacaxi com hortelã, morango com calda, açaí, manga, maracujá, coco e banana caramelada são opções bem mais saudáveis e saborosas.

Para essa semana, o que temos é Bolo de Sorvete com Brigadeiro. Essa sobremesa é para quem gosta de texturas diversificadas. Os fãs de pratos doces vão adorar a consistência e o sabor desse tipo de bolo, ainda mais com o toque final do brigadeiro. Com água na boca? Então prepare a receita. Vale a pena experimentar.

Receita da Semana

BOLO DE SORVETE COM BRIGADEIRO

foto receita

INGREDIENTES

*1 lata de leite condensado

*1 colher (sopa) de margarina

*4 colheres (sopa) de chocolate em pó

*1 xícara (chá) de leite

*1 lata de creme de leite sem soro

*1 e 1/2 litro de sorvete de creme

*1 caixa de chocolate Bis picado

MODO DE PREPARO

1. Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o chocolate em pó e o leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

2. Em uma forma de furo central com 22 cm de diâmetro, coloque metade do sorvete e pressione. Leve ao freezer por 10 minutos.

3. Em seguida despeje o brigadeiro ainda quente e por cima, coloque o restante do sorvete, pressionando mais uma vez.

4. Leve ao freezer por 6 horas ou até o sorvete firmar novamente. Desenforme e cubra com o Bis picado.

Dica: Você pode usar o sorvete de sua preferência.

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image