O brasileiríssimo brigadeiro
Ícone das festinhas de aniversário, o famoso doce ganha novas formas e sabores

foto principal 1

O brigadeiro nos remete à infância e comê-lo é sempre um prazer

Sinônimo de festa infantil e tardes na frente da TV, o brigadeiro é certamente um dos doces de maior apelo afetivo. A receita básica leva apenas três ingredientes: leite condensado, manteiga e chocolate. Porém, o doce mais amado por crianças e adultos ganhou status de iguaria nos eventos mais requintados e atualmente é possível encontra-lo em diversas versões.

Este doce, cem por certo brasileiro, ficou conhecido na década de 1940 durante a campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes. O docinho era preparado pelas eleitoras do político e servido nos eventos da campanha, sendo apresentado como “o preferido do Brigadeiro”. Nas eleições, o Brigadeiro foi derrotado, porém, depois disso, o docinho ganhou fama e passou a ser chamado de brigadeiro. Conta-se que antes disso era conhecido como negrinho, por causa da massa escura, e que teria surgido no Rio Grande do Sul.

Mas o fato é que o nosso brigadeiro percorreu o mundo como empréstimo proveniente do português brasileiro: a palavra aparece em francês, espanhol, inglês, hebraico, holandês e sueco. E hoje, em qualquer lugar do mundo, ele é muito desejado.


O doce pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas, em diferentes texturas. O velho hábito de comer com a colher e raspar até o fundo da panela ganhou status, tanto que agora ele é servido também em festas de adultos, com direito a copinhos e colherinhas, além de várias coberturas. Os sabores vão do tradicional chocolate com granulado aos mais inusitados de limão, vinho, canela, hortelã, morango, damasco, maracujá e caipirinha ? os chamados Brigadeiros Gourmet. E o mais bacana, todas estas delícias podem ser dadas como lembrancinhas em embalagens e caixas especiais para presentes!


Então, que tal fugir do brigadeiro tradicional com um sabor inesperado? O brigadeiro clássico nas mesas de aniversário a gente consegue sentir o sabor só de olhar. Então imagine um de colher, que desmancha na boca e tem sabor de uva! É de comer rezando.

Receita da Semana

Brigadeiro de colher de uva

foto receita 1

INGREDIENTES
*1 lata de leite condensado
*1 pacote de refresco sabor uva
*200 ml de creme de leite (½ lata)
*1 colher (sopa) de glicose de milho

MODO DE PREPARO
1. Misture bem todos os ingredientes em uma panela e coloque em fogo baixo, mexendo sempre.
2. Quando ele começar a desgrudar do fundo da panela (quando você conseguir fazer uma linha no fundo da panela com a ajuda de uma espátula), desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Sirva em pequenos bowls ou cálices, acompanhados de uma colher.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 10 a 15 porções


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image