Amendoim: clássico junino

Ingrediente de destaque em diversas receitas nos festejos juninos, o alimento ajuda a reduzir o colesterol


amendoim
Aperitivo tradicional o ano inteiro, o amendoim combina com sala de espera e jogo de futebol. Nos festejos juninos, é um dos pratos mais apreciados da época, seja ao natural ou em preparações. E segundo crença popular, é também um poderoso afrodisíaco. Na verdade, não se pode afirmar que o alimento tenha ação afrodisíaca, mas ele possui, sim, nutrientes que auxiliam no desempenho sexual, como vitaminas do complexo B, zinco e aminoácidos.

Rico em nutrientes bons para o coração, entre todas as castanhas, o amendoim é a que fornece mais proteína. Contém muitas gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol e previnem a formação de coágulos nas artérias, evitando doenças cardíacas. É rico em vitamina E, que combate as rugas e deixa os cabelos brilhantes. Devido ao baixo índice glicêmico, ajuda a prevenir o diabetes do adulto.

Originário da América do Sul, o amendoim é cultivado nas mais variadas regiões tropicais do mundo, pela sua ampla adaptabilidade a uma grande diversidade de ambientes. No Brasil, São Paulo é o principal produtor, contribuindo com cerca de 80 % da produção nacional. No Nordeste, sendo este o alimento símbolo dos festejos juninos, é plantado até de forma artesanal.

Além dos supermercados, o amendoim é vendido também em feiras livres ou em simples barracas montadas na cidade. Na hora da compra, é bom ficar atento para não levar produto sem condições de consumo para casa. Preste atenção no cheiro, na cor e na textura.

Versátil e saboroso, o amendoim é consumido de várias formas, seja salgado ou em forma de doces, como paçoca e pé-de-moleque, principalmente no outono e inverno, quando acontecem as tradicionais festas juninas. Em receitas mais clássicas, vai bem em bolos, pavês e suflês. Uma dica é colocar amendoim torrado misturado às carnes ou farofas para deixá-las crocantes. Para o aperitivo, o ideal é o amendoim torrado e salgado.

A seguir, confira as dicas de uma receita que vai incrementar ainda mais o seu arraiá gastronômico: bolinho de amendoim. Sucesso no preparo!

Receita da Semana

broinha de amendoim

Broinha de amendoim

INGREDIENTES

*1/2 xícara (chá) de talos de salsa picado *2 colheres (sopa) de azeite *1/2 xícara (chá) de cebola picada *2 dentes de alho picado *2 unidades de ovo *1/2 xícara (chá) de óleo *1 xícara (chá) de amendoim *1 colher (chá) sal *2 colheres (sopa) de queijo ralado *1 xícara (chá) de fubá *1/2 xícara (chá) de farinha de trigo *1 colher (chá) de fermento em pó *1/2 xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

1. Refogue os talos de salsa com o azeite, a cebola, o alho e reserve.

2. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o amendoim, o sal e o leite.

3. Misture com o queijo ralado, o fubá, a farinha de trigo e o fermento. Junte os talos refogados, modele as broinhas e leve para assar em forno médio. Sirva a seguir.

Harmonização

852

Elaborado por Casa Lapostolle, este cativante Cabernet Sauvignon é um verdadeiro achado. Mostra boa tipicidade e o ótimo acento francês dos vinhos desta premiada bodega. Produzido no Chile, em vinhedos localizados na região do Valle de Rapel, o Santa Alvara possui teor alcoólico de 13,5%. Tinto de corpo médio, combina com carnes, massa e aperitivos. Temperatura de serviço de 16 a 18ºC.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image