O bolo errado que deu certo!

foto principal

A textura do brownie é uma espécie de cookie, casquinha crocante por fora e macio e úmido por dentro.

Famoso, mega calórico, mas simplesmente divino. O brownie de chocolate é uma referência quando o assunto é doce. Crocante por fora, macio e úmido por dentro, com um suave sabor do chocolate meio amargo e sofisticado devido às nozes em seu preparo, a iguaria se tornou uma ótima opção para presentear e saborear a qualquer momento.

O brownie é um doce tipicamente americano que, segundo conta à história, surgiu devido a um erro do cozinheiro que durante o preparo de um bolo de chocolate se esqueceu de adicionar fermento à massa. Para não admitir o erro ele cortou a massa em quadrados pequenos e serviu aos convidados. Todos adoraram e começaram a divulgar essa deliciosa novidade. Aos poucos a sobremesa foi caindo no gosto dos americanos e depois se espalhou pelo mundo. No Brasil vem se destacando, principalmente, em festas infantis, em coquetéis e como lembranças de maternidade e batizado. Esse movimento segue a tendência de segmentação de negócios que começa a se consolidar no país também em casas especializadas, como em São Paulo que tem não só lojas de brownies, mas também de outros doces americanas como cookies, cheesecakes e cupcakes.

A receita clássica consiste em poucos ingredientes: manteiga, açúcar, chocolate, ovos e farinha de trigo. São os chamados fudgy brownies, e são considerados os brownies originais. Levam o mínimo de farinha e não levam fermento. A manteiga é batida com o açúcar até formar uma pasta cremosa e clara. O chocolate amargo é adicionado e o açúcar usado pode ser branco ou mascavo, e isso vai influenciar na cor final da guloseima.

Além de nozes, o doce norte-americano pode ser preparado também com castanhas, amêndoas, pedaços de chocolate branco, doce de leite ou damasco. Ficou com água na boca? Então faça você mesmo o seu e delicie-se! A nossa receita é preparada com chocolate meio amargo, nozes e açúcar mascavo.

Receita da Semana

Brownie de chocolate com nozes

foto receita

INGREDIENTES

*1 tablete de chocolate meio amargo

*50 g de manteiga em cubos

*½ xícara (chá) de açúcar mascavo

*5 colheres (sopa) de açúcar

*2 ovos

*1 colher (chá) de essência de baunilha

*½ xícara (chá) de farinha de trigo

*1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

*1 xícara (chá) de nozes picadas

*Manteiga

*Farinha de trigo.

MODO DE PREPARO

1. Em um recipiente coloque o chocolate e a manteiga. Logo, leve ao fogo em banho-maria até formar um creme homogêneo. Acrescente o açúcar mascavo e açúcar e mexa até dissolver.

2. Paralelo a isso, bata os ovos com a essência de baunilha e, depois, misture ao creme de chocolate.

3. Adicione a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes na forma. Em seguida, despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada. Leve a assadeira ao forno para assar em 180º. Lembre-se de deixar o forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Corte em quadrados e sirva na assadeira.

*Uma ótima opção é servir com sorvetes e geleias.

Delicia de massa não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image