Camarão no cardápio da quaresma

Eleito pelos fãs de frutos do mar, pode ser preparado em diferentes versões

foto principal - camarao

O camarão é o crustáceo mais popular do mundo

O camarão vem ganhando destaque cada vez mais na mesa dos brasileiros, inclusive na quaresma, período que favorece ao cosumo maior de frutos do mar. Seu sabor suave, porém marcante, e sua textura firme são muito apreciados nos mais diversos tipos de preparações. Sua versatilidade possibilita diversos modos de preparo. Da entrada ao prato principal, saladas, tortas salgadas, petiscos e até salgadinhos de festa o camarão é unanimidade.

Além de versátil e saboroso, o camarão ganha pontos numa dieta alimentar por ser rico em proteínas, cálcio, ferro, iodo e vitaminas do complexo B. No entanto, há um sério inconveniente, o alto teor de gordura contidos em sua tenra carne torna desaconselhável para quem sofre de colesterol.

No Brasil há vários tipos de camarão, mas os mais consumidos são o branco, graúdo, rosa, de areia (também conhecido como sete-barbas), camarão de água doce (muito apreciado no Nordeste e na Amazônia, onde é conhecido como pitu). Na compra de qualquer um deles, é importante que o consumidor tenha muito cuidado, pois esse crustáceo tem facilidade de deterioração.

Para saber se o camarão está fresco, verifique se tem bom aspecto, cheiro suave e casca brilhante. Sua textura tem que ser firme, sendo que a casca deve estar presa ao corpo. Quando ela começa a soltar é sinal que já não está tão bom. Se for comprá-lo para congelar, dê preferência ao que tem casca. A mesma ajuda a conservar seu sabor. Quando crus, os camarões têm uma cor acinzentada ou rosada, mas depois de cozidos a carne fica com uma coloração entre o branco e o rosa – pálido e a casca torna-se vermelha.

Numa receita mais elaborada, ele pode ser servido na forma de moqueca, grelhado, risoto, cerviche, estrogonofe, em massas, inclusive pizzas. Nas festas, o camarão empanado é disputadíssimo. Também é usado como recheio de pastel, canudinho, empada, tortas salgadas, entre outros.

Para ampliar as opções no cardápio da Quaresma, sugerimos Bruschetta de Camarão. Essa receita é sempre uma excelente alternativa pra quem recebe os amigos em casa, um tira-gosto que além de delicioso surpreende os convidados pela sua beleza e riqueza na apresentação. E o melhor! O seu processo de preparação é simples.

Experimente!

Receita da Semana

Bruschetta com camarão

foto receita - tprtinha de camarao

INGREDINTES

*8 fatias de pão tipo italiano

*2 tomates maduros

*100 g de camarões pequenos

*Azeite, sal e folhas de manjericão a gosto

MODO DE PREPARO:

1. Tire as sementes do tomate e pique. Reserve.

2. Cozinhe os camarões em água com uma pitada de sal. Deixe esfriar um pouco e junte com os tomates picados, o manjericão e o azeite. Corrija o sal e reserve.

3. Unte levemente as fatias de pão com azeite. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Retire e cubra com a mistura reservada.

4. Finalize com folhas de manjericão sobre os camarões.

Espero que tenham gostado, beijos e uma ótima semana a todos vocês queridos!!!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image