Nos dias 7 e 8 de abril, o Shopping Jardins, em Aracaju (SE), realizou a ação “Troque óleo usado por sabão” e, mais uma vez, a população sergipana deu um show de cidadania. No total, 188 litros de óleo de cozinha usado foram trocados por 200 barras de sabão. Isso significa dizer que cerca de 3,7 milhões de litros de água deixaram de ser poluídos, caso o resíduo fosse descartado de maneira incorreta, pelo ralo da pia.

A campanha foi realizada em parceria com a Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, que irá beneficiar e proporcionar uma nova utilidade ao resíduo, inclusive transformando-o em produtos de limpeza. Além de se beneficiar com a economia doméstica, quem aderiu à iniciativa deu uma importante contribuição à preservação da nossa biodiversidade.

E para que todos continuem colaborando com o equilíbrio ambiental e a melhoria da qualidade de vida, basta cada um adotar atitudes responsáveis. Em casa, armazene o óleo usado em um recipiente com tampa como garrafa pet. Depois, é só depositá-lo em pontos de coleta seletiva apropriados, como o Ponto de Entrega Voluntária instalado no estacionamento do Shopping Jardins (próximo ao G.Barbosa). Em média, a estação de reciclagem do Shopping Jardins recebe 80 litros de óleo de cozinha usado por mês, que são destinados a empresas especializadas como a Recigraxe, que beneficiam o resíduo e fabricam produtos de limpeza ou o encaminham à produção.

Vale lembrar que o Shopping Jardins disponibiliza à população sergipana coletores de materiais recicláveis em suas áreas interna e externa. No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no estacionamento ao lado do hipermercado G.Barbosa, há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, em frente à Lotérica Jardins, o público conta com um ponto de coleta de pilhas e baterias, jornais, revistas e eletroeletrônicos de pequeno porte, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores usados. Já o descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado na caixa instalada ao lado da livraria Escariz.

Todo resíduo recolhido é destinado à Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, que separa os materiais passíveis de venda e destina adequadamente os demais componentes. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, o projeto Descarte Solidário beneficia mais de 100 famílias atendidas pela Care.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image