Ricota fresca
Saudável, versátil e de sabor suave, pode ser misturada com alimentos doces ou salgados

ricota fresca

Bastante parecida com um queijo branco, a ricota é uma massa cremosa, leve e fresquinha, produzida a partir do soro de leite de vaca (bem poucas são preparadas com soro de leite de ovelha). É de origem italiana, da região mediterrânea, principalmente do Sul da Itália. Além da ricota fresca, há também a defumada, de sabor suavemente apimentado.

Uma ricota de boa qualidade deve ser firme, mas jamais sólida, e não deve esfarelar – a verdadeira ricota derrete na boca. Pedaços grosseiros de coágulos resultam num produto de qualidade inferior. Evite as ricotas de textura granulosa e arenosa e as que apresentam umidade excessiva.

Fonte de proteínas, a ricota apresenta poucas calorias, o que ajuda quem está fazendo regime – no ranking das calorias, a ricota é imbatível. Tanto que sempre entra no cardápio de quem se preocupa com a silhueta. Como geralmente é comercializada sem sal, é indicada para pessoas que têm problemas de pressão arterial. Também é mais tolerável para quem não pode consumir leite e é recomendada nas dietas alimentares até para diabéticos.

Mesmo quem está com a saúde em dia e não liga para dietas, a ricota é um alimento delicioso. Funciona como um grande trunfo para várias receitas, pois, além de tudo, ela não muda o sabor quando aquecida e tanto pode ser usada para fazer salgados como doces. É uma excelente opção de recheio para massas, pastéis, panquecas e massas. Também é usada na elaboração de sobremesas, patês e pastas para canapés. Serve até como ingrediente em um delicioso nhoque.

Não vê a hora de saborear as delicias feitas com ricota? Então pegue o precioso queijo e prepare o Canelone Recheado com Ricota. É saboroso, leve e fácil de fazer. Uma ótima opção para um almoço ou jantar. Siga todos os passos e boa sorte!

Receita da Semana

rondeli de ricota
Canelone recheado com ricota

INGREDIENTES

Molho: *3 colheres (sopa) de azeite *5 dentes de alho bem picados *1 cebola média picada *10 tomates sem pele (podem ser os “pomodori pelatti”, de latinha) *Sal e pimenta preta moída à gosto.

Recheio: *2 xícaras (chá) de espinafre cozido e picado *1 xícara (chá) de ricota fresca *1 xícara (chá) de requeijão *1 pacote de massa para lasanha pré-cozida pronta 500g *1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar

MODO DE PREPARO:

1. Numa panela, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Adicione o tomate picado.

2. Refogue tudo por 5 minutos e bata no liquidificador. Tempere o molho usando o sal e a pimenta. Volte para a panela e leve ao fogo médio até ferver e reserve.

3. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota e o requeijão. Tempere com sal e pimenta.

4. Coloque em cada massa 3 colheres (sopa) da mistura de queijo e espinafre. Enrole como rocambole e arrume em um pirex. Cubra com o molho. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar.

Harmonização

v 100

Este delicioso tinto é elaborado com uvas Bonarda de videiras muito antigas, na região de Mendoza/ Argentina. Combina o estilo macio, elegante e cheio de fruta que é típico desta casta acrescentando também muito sabor e um cativante bouquet. É um vinho incrivelmente versátil, que pode acompanhar uma grande diversidade de pratos, incluindo massas, risottos e alguns pratos de peixes e frutos do mar. Teor alcoólico de 13,5%.

Temperatura ideal de serviço de 16 a 18ºC.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image