Manga é rica em vitaminas


Além de trazer muitos benefícios à saúde, a fruta é saborosa e versátil

foto principal

Fruta suculenta de sabor adocicado, a manga é ingrediente de muitas receitas. Originária da Ásia, mais precisamente da Índia, é uma das frutas mais popular no Brasil e também em outros países tropicais. De tamanhos, formatos, sabores e cores variados, elas são envolvidas por uma polpa de cor, aroma e sabor forte. É rica em vitaminas A, B e C, e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Entre as 220 variedades existentes no país, as do tipo rosa e espada são as mais consumidas.

Para reconhecer se a fruta está boa, a casca precisa estar alaranjada ou avermelhada e deve ceder ao ser pressionada. Um cheiro doce característico também indica que a manga está madura. Mas atenção, se a casca estiver enrugada é porque passou do ponto e se tiver manchas escuras grandes significa que a polpa está machucada. A fruta madura deverá ser consumida o quanto antes, mas dura em torno de três dias na geladeira ou para conservá-la despolpe-a e congele. Recomenda-se descascar a fruta somente na hora de consumir, retirando a casca na vertical, da parte de cima para baixo.

A manga pode ser consumida ao natural, em saladas de frutas e sucos ou ser utilizada como principal ingrediente em várias outras sobremesas, como sorvetes, musses e recheios de bolos. Com um pouco de criatividade ela também dá um toque especial a pratos salgados, como risotos, saladas, molhos para carne, peixe ou frutos do mar. No Brasil, é muito apreciada ainda sob a forma de sucos e na Índia entra na composição de molhos que acompanham carnes.

Neste período do ano, quando as temperaturas sobem em diferentes regiões do país, os pratos com frutas se tornam mais cobiçados. Para aproveitar os dias mais quentes e saborear uma sobremesa saudável, sugerimos uma receita prática para ser preparada em qualquer momento: Cheesecake de Manga. Experimente!

RECEITA DA SEMANA

Cheesecake de Manga

foto receita

INGREDIENTES:

Base:

– 1 embalagem de biscoito maisena

– 3 colheres (sopa) de margarina

Recheio:

– 1 embalagem de pudim sabor baunilha

– 2 xícaras (chá) de leite

– 3 embalagens de cream cheese (450g)

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 1 embalagem de gelatina incolor

Cobertura:

– 1 manga madura picada em pedaços

– 1 colher (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO:

1. Base: Processe os biscoitos junto com a margarina, até obter uma farofa úmida (se necessário, acrescente um pouco mais de margarina).

2. Recheio: Misture o conteúdo da embalagem do pudim junto ao leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar. Passe para uma vasilha e cubra com papel-filme, tocando na superfície do pudim para não formar uma película. Deixe esfriar. Bata o cream cheese na batedeira, em velocidade alta, até ficar fofo. Acrescente o açúcar e o pudim, já frio, em colheradas. Continue batendo até obter um creme. Hidrate a gelatina em três colheres (sopa) de água e aqueça-a em banho-maria.

3. Cobertura: Cozinhe a manga com o açúcar e três colheres (sopa) de água, em fogo médio, por cerca de 5 minutos. Em seguida, bata no processador ou no liquidificador e coe para retirar os fiapos da manga. Deixe esfriar.

4. Montagem: Primeiro, espalhe a base sobre a forma de fundo falso e pressione-a com as costas de uma colher. Despeje o recheio em seguida. Leve à geladeira por pelo menos 3h para firmar. Para soltar o cheesecake da forma, aqueça uma faca e passe-a entre a massa e o aro. Retire o aro cuidadosamente e despeje a calda já fria por cima. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image