Sobremesas quentes

Nos dias frios, nada melhor do que apostar nas versões quentes e práticas

foto principal

Sobremesas quentes são uma ótima pedida

Que o inverno chega sempre com alguns quilinhos a mais todos já sabem, mas quem resiste às delícias gastronômicas dessa estação? Tem coisa melhor do que uma sobremesa quentinha no inverno? Pensando nisso, a cada ano restaurantes criam novas sobremesas especiais para a mais gulosa das estações. Além do tradicional Petit Gateau, as frutas assadas, cozidas ou grelhadas estão com tudo nos cardápios.

A culinária francesa está entre as mais cotadas da estação, apresentando receitas especiais como o crème brûlée ou crepe, que pode ser preparado na versão doce. Em outros países as versões quentes também fazem sucesso, inclusive em países de clima tropical, a exemplo do Brasil. São inúmeras as opções na carta de sobremesas. Entre as mais pedidas, a de maçã marinada no vinho do Porto e a de figo assado no forno à lenha, que traz um sabor novo, para além das frutas tradicionais. Outra que se mantém em destaque é a banana d?água assada na brasa, com sorvete de creme e calda de melado. Na mesma classificação, citamos manga flambada, tortas de cereja e morango ou um clássico Clafoutis – creme de ovos com frutas, sempre caem muito bem. Atrevo-me a acrescentar que um típico chocolate quente ou chá para aquecer os fins de tarde complementam esse cardápio perfeitamente.

Mas cuidado para não exagerar e ganhar alguns quilinhos indesejados. Para não chegar na primavera sem o zíper fechar, é necessário ficar de olho nas armadilhas que o frio traz. Uma delas é a escolha dos alimentos. Podemos consumir todas as delícias típicas do inverno, sim, mas com moderação e bom senso. Prepare o chocolate com leite desnatado e achocolatado diet. Os foundes de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado e chocolate diet e servido com frutas diversas. Dê preferência aos doces com frutas. Se preferir uma sobremesa quente, prepare banana ou maçã com canela assada no forno ou microondas.

Para quem não resiste a uma boa sobremesa, prepare Choco Disc. Além de deliciosa, está delícia é fácil de fazer e muito barata. E, ainda, acompanha bem sorvete, principalmente de creme!

Receita da Semana

Choco Disc

foto receita

INGREDIENTES:

*3 ovos

*½ xícara (chá) de margarina light sem sal

*½ xícara de açúcar

*4 colheres (sopa) de chocolate em pó

*4 colheres (sopa) de farinha de trigo

*1 pitada de sal

*1 colher (café) de essência de baunilha

*½ lata de leite condensado desnatado

MODO DE PREPARO:

1. Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar. Após formar uma massa homogênea, acrescente a margarina, o leite condensado, a essência de baunilha, o sal e o chocolate em pó e deixe bater por aproximadamente três minutos.

2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos. Transfira para uma forma untada. Coloque no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

3. Retire do forno, corte em porções no formato que desejar e sirva ainda quente. Se quiser, acompanha uma bola de sorvete de creme e granulado por cima.

Harmonização

Vinho

Vinho Uxmal Chardonnay, branco seco produzido na Argentina.

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image