ciclo natalino

Apresentações artísticas com corais e grupo folclórico encantaram adultos e crianças durante a abertura oficial do Ciclo Natalino de Aracaju, realizado nesta quarta-feira (17 de dezembro), na Praça General Valadão, em frente ao centro Cultural de Aracaju. Este ano, os festejos da natividade trazem um resgate histórico da data, voltado à cultura nordestina.

“Esse evento trabalha a memória, é um evento cultural que tem como proposta a revitalização e resgate histórico. Sergipe tem identidade e não uma identidade importada com renas, neve e Papai Noel. Nossa identidade cultural é o ciclo da natividade com reisado, com coral, entre outros, que o Nordeste assimilou com a colonização, e trazem sua verdadeira identidade”, afirma a presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes.

Depois do lançamento oficial, que contou com a presença do prefeito em exercício, José Carlos Machado, o público assistiu a apresentação do grupo folclórico Guerreiro Vitória da Mocidade, Aracaju. Segundo o coordenador, Mestre Luciano, o grupo vai completar 21 anos de existência este mês. “Nosso grupo traz a cultura popular brasileira através do reisado, com personagens como a caboclinha, filha do índio, a lira e a rainha”, ressalta.

Em seguida foi a vez da apresentação que reuniu os corais da Empresa Municipal de obras e Urbanização (Emurb), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Petrobras, Vivace e da Prefeitura Municipal Aracaju. A corista Elaine Santana Silva, do coral Vivace diz que ficou muito feliz de participar deste encontro de vários corais e que gosta muito de cantar musicas natalinas.

“Eu canto há 17 anos e gosto muito de participar de apresentações referentes ao Natal. A Prefeitura sempre faz algum evento neste período e achei muito legal que, desta vez, nos apresentamos no Centro da Cidade, que é um lugar de muita movimentação e que deve ser mais aproveitado”, opina.

A programação do Natal no Centro segue ao até o dia 23 de dezembro, sempre a partir das 16 horas, com grupos folclóricos, apresentações musicais, teatrais e feirinha de artesanato. Entre as atrações, o público poderá ver a Gruta da Natividade, composta por personagens do folclore nordestino e exposição de presépios instalada no Centro Cultural de Arcaju.

Confira a programação dos próximos dias:

18/12 – Reisado senhor dos Passos (Laranjeiras)

Odir Caius

Mamulengo de Cheiroso – O Natal da Viúva Alucinada

Canarinhos de Aracaju – Cantos de Natal

OrquesTRINCA – Orquestra Popular

Feirinha de Artesanato

19/12 – Banda de Pífano Treme Terra

Grupo Chorinho Atrevido (Escola de Artes Valdice Teles)

Auto de Natal Grupo Ibuaça

Feirinha de Artesanato

20/12 – Filarmônica Trinta de Junho

Reisado de Satu (São Cristóvão)

Coral Vivace In Bossa

Grupo de Percussão (E. M. José Conrado de Araújo)

Feirinha de Artesanato

22/12 – Grupo Folclórico Pastoril (Japaratuba)

Banda Head (Rock Clássico)

Feirinha de Artesanato

23/12 – Odir Caius

Grupo de Metais (E. M. Olga Benário)

Banda El Natura

Feirinha de Artesanato

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image