Aprenda a preparar clafoutis de morango

De sabor delicado e aparência exótica, a fruta deixa a sobremesa de origem francesa leve, tentadora e saborosa

foto principal 2

Além de delicioso, o morango é nutritivo

Pouca gente resiste a esta frutinha pequena, suculenta, perfumada e de sabor ácido. Há quem a julgue um tanto azeda e a prefira com açúcar ou em forma de doces, sucos e licores. De qualquer modo, o morango, além de delicioso, é um alimento indispensável para uma vida sadia.

Segundo especialistas, o morango é detentor de grande quantidade de vitamina C, evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos. Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue. O morango também fornece poucas calorias, cinco morangos (de tamanho médio) fornecem 24 kcal.

O morango é originário da Europa e típico de países de clima frio. Pertence à mesma família das rosáceas, assim como a maçã, pêra, pêssego e cereja. Encontrado nos mercados o ano inteiro, a melhor época para consumi-lo é de julho a novembro, quando a produção no Brasil está no auge. Altamente sensíveis, eles não podem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias em geladeira, pois a água favorece o apodrecimento. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e se possível deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.

Na culinária, inúmeras preparações podem ser realizadas com o morango. A combinação morango com chantilly ou chocolate, por exemplo, é uma excelente idéia, porém, uma taça de morango com um desses dois ingredientes pode fornecer aproximadamente 200 kcal, por isso, cuidado com os excessos. Além dessas composições, o morango é também utilizado para o recheio de bolos, tortas, biscoitos, geléias, mousses, enfim, basta ter criatividade que qualquer preparação vai ficar saborosa com esta frutinha.

Apaixonada por morangos, apresento a vocês nesta edição uma receita que considero fabulosa. A seguir todos os passos de Clafoutis de Morango, uma sobremesa da culinária francesa, com toque sofisticado e de sabor leve. Vamos à receita!

Receita da Semana

Clafoutis de morango

foto receita

INGREDIENTES

*250 g de morangos

*3 ovos

*½ xícara de açúcar

*170 g de iogurte natural

*? de xícara de leite

*½ xícara de farinha de trigo

*¼ de colher de chá de sal

*Manteiga para untar os ramequins

*Açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 6 ramequins.

2. Arrume os morangos nos ramequins. Se os morangos forem muito grandes corte em pedaços.

3. Bata os ovos e o açúcar até formar um creme claro. Adicione o leite, o iogurte e misture. Acrescente a farinha, o sal, misture e distribua a massa entre os ramequins.

4. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até estarem dourados.

5. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva morno.

Delicia não é mesmo?! Espero que tenham gostado, até a próxima semana queridos!

Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image