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1 - GRIPE

O inverno é a estação da coriza, da tosse, do espirro, das dores no corpo, da gripe e resfriados! Contra eles, a melhor barreira é ter um sistema imunológico fortalecido, que consiga combater os vírus e as bactérias que entram em contato com o nosso organismo.

As gripes e os resfriados acontecem quando liberamos gotículas de líquido carregados de vírus ao tossir e espirrar ou quando são transferidos por superfícies de contato. O ar seco principalmente o do ar condicionado em ambientes fechados é um local propício para a disseminação do vírus.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras, água e compostos antioxidantes, ajuda a fortalecê-lo. Em contrapartida, uma alimentação desequilibrada torna o organismo mais suscetível aos vírus da gripe (e outros também!).

Os alimentos cítricos conhecidos como potentes fontes de vitamina C possuem um efeito anti-histamínico, que pode ajudar a reduzir os sintomas nasais, por isso é verdade que o consumo de um suco de laranja minimiza os sintomas, se a febre também acompanhar o resfriado a hidratação é primordial, a fim de repor as necessidades corporais buscando a homeostase (equilíbrio) do organismo.

Dicas para se defender:

? Ingerir muito liquido para reidratar as membranas sensíveis;

? Usar um umidificador para renovar o ar ambiente;

? Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes;

? Dormir bem;

? Reduzir os níveis de estresse;

? Repouso, quando a gripe ou resfriado já estão instalados;

? Evitar ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool tem um efeito vasodilatador e provoca oentupimento dos seios nasais, além de reduzir a capacidade do corpo de combater a infecção.


Canja de galinha: A vovó tinha razão! Comidas quentes são essenciais para fortalecer o sistema imunológico. A canja de galinha é reconfortante e de fácil digestão. A canja de galinha também contém cistina, um composto que ajuda a afinar o muco, aliviando a congestão.

2 - CANJA

Comidas temperadas: a pimenta-malagueta e o chili contêm capsaicina, uma substância que pode ajudar a reduzir a congestão nasal. O alho, o açafrão e outros condimentos fortes produzem efeito semelhante.

A combinação Mel, Própolis, Limão e Agrião: também é popularmente utilizada com o intuito de aumentar a resistência do organismo a gripes e resfriados. E de fato o mel e o própolis apresentam propriedades antiinflamatórias, aliviando os sintomas da gripe. Já o agrião, além de expectorante, é broncodilatador e aumenta a capacidade respiratória, mas, tem eficácia apenas quando a doença já está instalada.

3 - MEL

Probióticos: Alimentos com ação preventiva comprovada são os probióticos. Em contato com as células de defesa do intestino, os probióticos induzem uma reação imunológica que fortalece o mecanismo de defesa do organismo.

Fontes de Probióticos: kefir, iogurtes, leites fermentados, coalhadas, ou em forma de sachê.

4 - PROBIOTICOS

Suplementação de Vitamina C: A vitamina C, principalmente em forma de suplementos, é popularmente utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, os estudos realizados com essa vitamina não mostram que tomar doses elevadas impede a ação do vírus da gripe. Apesar disso, por ter ação antioxidante, a ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina diminui o ataque dos radicais livres às células de defesa, trazendo benefícios ao nosso organismo. Além disso, sabe-se que a vitamina C ajuda a reduzir a duração e a intensidade dos sintomas da gripe.

Fontes Vitamina C: abacaxi, acerola, cajú, limão, laranja, tangerina, goiaba, morango, kiwi, pitaya, papaya, agrião, salsa, bertalha, couve, rúcula, pimentão e tomate.

5 - VITAMINAS

Zinco: O papel do zinco no resfriado comum ainda é muito controverso. Algumas pesquisar indicam que chupar uma bala de zinco, ao sentir o primeiro sinal do resfriado, pode ajudar a reduzir a duração do resfriado e/ou sua gravidade. Tomar suplementos de zinco durante um longo período não é uma boa idéia, pois ingerir mais de 40 mg por dia, durante um longo período, pode na verdade debilitar seu sistema imunológico causando dificuldade para combater a infecção. É importante manter uma alimentação com muitos alimentos ricos em zinco para manter um sistema imunológico saudável.

Fontes de zinco: são frutos do mar (principalmente ostras), carne vermelha e aves, iogurte e outros produtos derivados de leite, germe de trigo, farelo de trigo e grãos integrais.

6 - ZINCO

“Bom inverno sem resfriados e gripes!”

Ciclo Nutri
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