Ciclo Nutri Assessoria e Consultoria

Muitas pessoas são vítimas de episódios de aftas recorrente ou esporadicamente e não sabem ao certo indentificá-las ou mesmo o que fazer quando elas surgem. Por isso, preparamos um post com informações importantes visando esclarecer algumas dúvidas que surgem sobre elas.

Primeiramente, o que são as aftas?

afta1Também chamadas de úlceras aftosas/orais, estomatites aftoides, ou simplesmente aftas, são lesões muito comuns da mucosa oral. Lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Elas podem surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula. Apresentam-se como lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar dos anos.

Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e muitas vezes atrapalham atividades simples como falar, comer e beijar.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Por maior e mais numerosas que sejam, as aftas não costumam provocar mau hálito.

O que causa a afta?

aftas

Essas lesões não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas pela baixa do sistema imunológico. Alguns fatores podem provoca-las como:

? Traumas locais, como mordidas acidentais.
? Estresse psicológico.
? Poucas horas de sono.
? Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.
? Refluxo gastroesofágico.
? Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
? Cigarro
? Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
? Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
? Drogas, como anti-inflamatórios e Aspirina.

Tratamento para afta

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão.

oncilom

É importante distinguir as pomadas que contenham apenas anestésicos, que servem apenas para alívio sintomático, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Os dois medicamentos mais usados para este fim são:

? Amlexanox (Aphthasol®).
? Acetonido de triancinolona (OMCILON- A ®).

O Amlexanox é o que tem apresentado os melhores resultados nos trabalhos científicos.

Dica Ciclo sorriso: Na Internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro. O problema dos tratamentos caseiros é que boa parte deles nunca foi estudada em trabalhos científicos, não tendo, portanto, nenhuma comprovação científica da sua eficácia ou segurança.

salcomagua aftas

Fiquem atentos!!!

Quando se preocupar com uma afta?

Existem alguns casos em que devemos nos preocupar com as aftas. Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral. Observe o tamanho das lesões que surgem, se estas aftas são recorrentes, se demoram mais de 2 semanas para cicatrizar, se estiver associada a sintomas como febre, perda de peso ou perda de apetite.

Fonte: Drauziovarella.com.br | Colgateprofissional.com.br

De olho na saúde bucal heim?!… Até a próxima semana!!!

Dúvidas, sugestões, dicas, curiosidades… é só entrar em contato conosco:contato@ciclonutri.com.br

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image