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Chocolate post

O chocolate é um produto altamente calórico: cada 100 gramas contém cerca de540 calorias, ¼ da necessidade diária de uma pessoa adulta. Em sua composição eleapresenta cerca de 1/3 de leite, 1/3 de açúcar e 1/3 de cacau. É uma fonte de potássio,ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, cafeína entre outros componentes. Acredita-se que as substâncias responsáveis pelo ?vício? sejam tônicas, chamadas de xantinas etriptofano. As xantinas (teobromina, feniletilamina e anandamina) são responsáveis porestimular o sistema nervoso central, aumentando a produção de endorfinas (substânciasque causam bem estar e relaxamento) e diminuindo a ansiedade. O triptofano, tambémé calmante e estimula a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pelasensação de prazer).

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Com esta composição o chocolate garante o poder tranqüilizador que atrai os seusconsumidores. Mesmo com estes atrativos é prudente cautela no consumo, pois dosesmaiores que 300 gramas de chocolate meio amargo e 750 gramas de chocolate ao leiteapresentam cerca de 180 gramas de cafeína em sua composição. A cafeína estimulao sistema nervoso, por isso, ao dormir a pessoa não consegue liberar melatonina(hormônio responsável pelo descanso) em quantidades suficientes. O resultado é umamá qualidade do sono, fato que gera um estresse. Ganho de peso e alterações no perfillipídico também pode acontecer em pessoas que extrapolam no consumo chocolate.

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DICAS PARA O CONSUMO

Para quem não consegue viver sem o chocolate, o ideal é limitar o consumo à 30 gramasdiárias, o que equivale a um quadradinho e ½ da barra. Quanto mais escuro o chocolate,melhor, pois tem mais cacau e menos gordura. Para prolongar o prazer, a dica é comerdevagar deixando o chocolate desmanchar na boca aos poucos. Em geral isso adiao “ataque” a outro pedaço de chocolate. Quem deseja diminuir o consumo excessivo dochocolate deve praticar exercícios físicos, escolher atividades prazerosas e alimentar-sede forma balanceada consumindo carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, mineraise fibras, pois desta forma o organismo consegue manter estável os níveis de serotonina econseqüentemente controlar melhor a ?necessidade? de consumir doces.

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