O glamoroso Crème brûlée

Sobremesa de baunilha tem casquinha crocante de açúcar

foto principal 11

Preparar o doce é muito mais fácil de fazer do que parece.

Leite, gemas e açúcar. Não dá para ser mais simples a combinação que faz do crème brûle uma das sobremesas mais famosas do mundo. De origem francesa, a versão tradicional do doce traz leve sabor de baunilha e textura cremosa, suave e crocante. Tudo na mesma medida.

Depois de ser atestada na França, no livro de receitas de Massialot em 1691, a receita se espalhou por vários outros países. No Reino Unido é associada com o Trinity College. Na Catalunha é chamada de crema catalana, sendo preparada com limão, laranja e canela. Em Portugal, o pastel de Belém guarda algum parentesco com o crème brûlée. Já no Brasil, ela chegou aos mais badalados restaurantes bem parecida com a versão francesa, tendo como significado ?creme queimado?.

Embora o crème brûlée seja uma receita simples, mas nem por isso deixa de ser sofisticada. Pode ser preparada antecipadamente e não requer um mínimo de esforço. É geralmente servida gelada e em ramekins individuais. Além de baunilia, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores, etc.

Esse sofisticado doce é tão gostoso que não pode faltar no seu livro de receitas. Por isso, a nossa sugestão de hoje é Crème brûlée, e na versão original. Siga as nossas dicas e prepare esta sobremesa cremosa, crocante e, além de tudo, fácil de preparar. Certamente vai fazer seus convidados pensarem maravilhas de suas habilidades culinárias. Boa sorte!

Receita da Semana

Crème Brûlée

foto receita1

INGREDIENTES

*8 gemas de ovos

*200 g de açúcar refinado

*essência de baunilha

*1litro de creme de leite fresco

*Açúcar cristal para a cobertura de caramelo

MODO DE PREPARO

1. Misture as gemas, o açúcar refinado, a baunilha e acrescente o creme de leite à mistura até obter um creme homogêneo.

2. Leve o creme ao fogo em banho-maria e mexa até que o creme forme uma fina camada na colher.

3. Distribua o creme em seis tigelas pequenas. Você pode usar uma peneira para tirar possíveis bolinhas que podem ter se formado.

4. Deixe o creme na geladeira por pelo menos 5 horas. Coloque açúcar cristal sobre cada tigela e aqueça para formar o caramelo, o ideal é usar um maçarico culinário para dar a consistência ideal do Crème Brûlée.

Espero que gostem e bom apetite …

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image