Açaí: caloria do bem
Refrescante e energizante, a fruta é considera uma queridinha da alimentação

foto principal 10

Seja na tigela ou em suco, com granola, mel ou frutas picadas, o açaí é uma ótima opção. Nativa da região Norte do Brasil, a fruta é refrescante e energizante. Inicialmente consumida por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar saiam cansados e famintos, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas.

Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento. Rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio, o açaí também contém fibras e alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes.

Mas apesar do açaí ser um alimento natural, sem substâncias químicas e de elevado valor nutricional, é preciso tomar cuidado, uma vez que essa fruta é altamente calórica, oferecendo em 100g de polpa uma média de 247 calorias.Pessoas idosas ou com problemas digestivos devem também evitar a fruta, pois sua digestão pode ser difícil pelo alto teor de gorduras e fibras. Nestes casos, o indicado é diluir a polpa com suco de laranja ou água.

A grande curiosidade do açaí é que ele não perde suas propriedades quando misturado com outros ingredientes, muito pelo contrário, os benefícios aumentam a combinação fica ainda mais interessante.

Na Amazônia, o suco feito com a polpa é conhecido como ?vinho de açaí?. Consumido geralmente com farinha de tapioca, faz parte da alimentação local. Hoje, o estado que lidera a produção é o Pará, com quase 90% do mercado, mas o açaí é apreciado em toda a região amazônica e recentemente tem sido também consumido pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

No Nordeste, a fruta é servida na forma de suco, doce, geleia e sorvete, além do creme misturado a frutas, cereais e granola. Na capital sergipana, a iguaria pode ser encontrada em vários pontos da cidade e em diferentes versões.
Na página ao lado, uma deliciosa receita a base de açaí. Mas atenção! Prepare e coma com moderação para não ganhar nenhum quilinho extra.

Receita da Semana

creme acai

Creme de Açaí com Sorvete

INGREDIENTES

*200gr de açaí pronto para consumo (congelado) *100ml de água *5 Bolas de sorvete de creme *Mel a gosto * 01 banana cortada em rodelas *2 colheres (sobremesa) de açúcar

MODO DE PREPARO

1. Deixe o açaí fora do congelador por 20 minutos para descongelar.

2. Em seguida, bata o açaí, o açúcar e a água no liquidificador até obter um creme homogêneo. Reserve.

3. Em um recipiente de vidro, pequeno, espalhe ao redor quatro rodelas de banana. Coloque em seguida a mistura do açaí.

4. Decore com três bolas de sorvete e mel.

3. Sirva com granola.

Rendimento: 2 porções.

Harmonização

vinho saboros
Domaine des Baumard elabora este saboroso e típico rosado de Cabernet Franc, com boa fruta, um ótimo toque aveludado, em um estilo levemente adocicado, que faz tanto sucesso na França. Sua vinificação passa por prensagem delicada das uvas a recepção. Nenhuma passagem em barrica. Leve, com 11% de teor alcoólico, combina como aperitivo ou com embutidos. Perfeito com sobremesa de frutas vermelhas.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image