Como fazer crepe?
Com a mesma massa é possível fazer crepes doces e salgados, em diferentes tamanhos

como fazer crepe
Nada de melhor que um crepe bem crocante e quentinho. Feito normalmente no inverno, a iguaria é uma boa pedida para incrementar o cardápio de casa. Sem hora marcada para o consumo, pode ser degustado pela manhã, no almoço ou à noite. Os recheios são os mais diversos, podendo ser salgados ou doces.

Apesar de fácil de fazer, é comum não sair perfeito nas primeiras tentativas. Mas não desanime. O segredo de um bom crepe começa pela massa, que deve ser fina e suave. Para obter uma boa textura, deixe a massa de repouso depois de preparada por 30 minutos. Em seguida, bata mais um pouco e prepare os crepes. Neste período o glúten de farinha de trigo se abranda e assim a massa dá um melhor resultado. Se ficarem grumos na preparação da massa, passe-a por uma peneira. Evite usar o liquidificador no preparo da mesma.

A frigideira ideal é a que tem película antiaderente e distribui o calor uniformemente, deixando a delícia dourada por igual. Outra dica é usar meia concha de massa para uma frigideira de 20 cm de diâmetro, para que não fique muito grossa ou fina demais.

As massas dos crepes podem ser preparadas com antecedência e conservadas em geladeira por até dois dias ou no freezer por cerca de um mês. No segundo caso, à medida que for empilhando-os, disponha uma folha de papel-manteiga umedecida e espremida em cada camada. Guarde-os em um recipiente com tampa. Prático, não é?

O bom mesmo é que os crepes nunca saem de moda. Doces, salgados, quentes, gelados, dobradas, enroladas, abertos ou sobrepostos, tem lugar do início ao fim da refeição, em conjunto com os mais variados recheios: picados, desfiados, pastosos e cremosos. Exatamente por isso, consegue o prestígio de surpreender e inovar mesmo depois de tantos séculos em cartaz ? há cerca de 9.000 anos.

Confira ao lado uma receita de crepe doce. Reúna a família e amigos e prepare essa gostosura. Acredite, é de comer rezando!

Receita da Semana

delicia de crepe
Crepe de nozes e doce de leite com sorvete de baunilha

INGREDIENTES

Para os crepes: *2 colheres (sopa) de manteiga derretida *1 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo *1 e 1/2 xícaras (chá) de leite *1/4 xícara (chá) de açúcar *1 colher (café) de sal *2 ovos
Para o recheio: *400 gramas de doce de leite cremoso *1 xícara (chá) de nozes picadas *Sorvete de baunilha

MODO DE PREPARO

1. Crepe: Bata no liquidificador o leite, os ovos, o sal, a manteiga derretida e a farinha de trigo. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Se tiver paciência e puder, bata os ingredientes manualmente, começando pelos ovos.

2. Prepare dez discos de massa utilizando uma frigideira (20 cm de diâmetro) untada com óleo.

3. Montagem: Distribua o doce de leite na metade de cada disco de massa e salpique as nozes. Dobre ao meio e sirva acompanhado do sorvete canela. (O sorvete pode ser de outro sabor, conforme preferência de cada um).

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 10 porções

Harmonização

vinho 451

Uxmal, este delicioso branco é produzido com uvas perfeitamente maduras, cultivadas em altitudes elevadas, na região de Mendoza/ Argentina. É um vinho elegante e saboroso, mostrando notas de frutas tropicais e um discreto e refinado toque de carvalho francês, em um conjunto muito fino e equilibrado. Com bastante profundidade de fruta, é um Chardonnay limpo e fresco, em estilo fácil de agradar e que combina muito bem com comida. Temperatura ideal de serviço de 9 a 11ºC. Sugestão de guarda de 2 até 3 anos. Ótimo como aperitivo.



Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image