preteção internet

Em uma época em que grande parte dos problemas é resolvida pela internet e até mesmo o contato com amigos e familiares é feito à distância, cuidados com senhas se tornam ainda mais importantes.

A corretora de imóveis Rejane Cristina de Matos, de 23 anos, aprendeu essa lição depois de passar por uma dor de cabeça. Ela diz que chegaram a fazer ofensas racistas a uma amiga, usando o nome dela. ?Ela veio tirar satisfação comigo porque achou que eu a tinha xingado, aí expliquei que tinham roubado a minha senha?, disse. Para piorar a situação, o e-mail que teve a senha roubada tem informações de clientes. Para se proteger, Rejane decidiu fazer um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes.

A corretora desconfia de um ex-namorado, que sabia a senha dela. ?Até agora nenhum cliente entrou em contato comigo sobre os documentos que estavam no meu computador, então acho que nada de ruim aconteceu, mas estou preocupada”, disse.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que não há estatísticas específicas desse tipo de crime. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia.

Dicas de segurança

securityO consultor de tecnologia Dalton Barbosa Quadros dá dicas para evitar esse tipo de problema. De acordo com ele, é importante trocar as senhas de e-mails e redes sociais a cada três meses. ?Acessos a e-mails e contas bancárias não devem ser feitos com pessoas por perto. Também é importante evitar locais que têm câmeras?, alerta.

Em muitos casos, de acordo com o consultor, pessoas mais velhas, que não têm familiaridade com a tecnologia, passam senhas para que os mais novos resolvam os problemas, mas isso é perigoso. ?Tudo isso mexe com a identidade pessoal, as pessoas ficam vulneráveis?, explica.

Quem tiver a senha de uma rede social furtada, além de trocar a combinação ou criar um novo perfil, pode enviar um alerta a todos de que houve um problema e avisando que as informações publicadas podem não ser legítimas, explica Quadros. Outro jeito de se proteger, é registrar um boletim de ocorrência, como fez Rejane. ?Esta é uma forma de se resguardar, caso algum problema aconteça no futuro?, diz.

Fonte:G1 (globo.com)

Brava Segurança

www.bravaseguranca.com.br

Brava 800x600


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image