Ciclo Nutri Assessoria e Consultoria

Exageros são comuns nesta época. Para evita-los nossa nutricionista Thaís Eliana C. de Lima esclarece dúvidas sobre os principais alimentos

Dicas-Para-uma-Ceia-Saudável-no-Natal-1

O final do ano é geralmente um período de exageros gastronômicos. As ceias natalinas e de Réveillon podem ser responsáveis por quilinhos a mais na balança. Para evita-los, porém, iremos colocar aqui dicas sobre os principais alimentos consumidos nas festas e como aproveitá-los sem culpa e prejuízo para a saúde e peso.

Segundo a nutriconista Thaís Lima, o Natal brasileiro, por exemplo, ocorre na estação mais quente do ano no País, mas nossa ceia é influenciada pelas tradições de países europeus, que nesta época do ano estão no inverno, e por isso é cheia de alimentos gordurosos e calóricos.

Outro erro comum relacionado à comida neste período é o jejum. É muito importante não pular as refeições nos dias de festa com a intenção de ?economizar? calorias. O ideal é fazer refeições leves e não ficar muito tempo em jejum.

Abaixo, veja a avaliação nutricional dos alimentos mais comuns nas ceias de final de ano.

Arroz

Prato base do brasileiro, inclusive nas festividades. Aproveite que a época é especial e prepare um arroz diferente. Acrescente açafrão, uvas passas, nozes e/ou damascos. Aposte também nas versões integrais ou no arroz com sete grãos, que tem um valor nutritivo maior quando comparado ao arroz branco.

Bacalhau

Saboroso, com alto valor nutritivo, rico em minerais como o ferro e fósforo e vitaminas A e E. Também contém ômegas 3 e 6. A versão assada é mais saudável do que a frita, porém atenção aos molhos gordurosos e a quantidade de sódio para quem precisa controla-lo na dieta.

Cerejas

Ricas em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e flavonoides. 100 g de cereja tem, em média, 63 calorias (uma unidade tem aproximadamente 7 g). As frutas são sempre a melhor opção de sobremesa por serem pouco calóricas e fornecerem nutrientes importantíssimos para o nosso organismo.

Chester

O chester é uma carne magra e saborosa e como o peru deve ter atenção com o consumo da pele. 75 g (quatro fatias finas) doa limento tem, em média, 125 calorias.

Cuscuz

Derivado do milho, o cuscuz possui vitaminas importantes, como a B1(tiamina) e o ácido fólico, que ajuda na prevenção de doenças. Uma xícara de cuscuz possui 176 calorias.

Damasco

Os damascos secos destacam-se pela quantidade de antioxidantes devido a sua alta concentração de betacaroteno.100g de damasco fresco = 57 calorias (uma unidade tem em média 33 g). 100g de damasco seco = 238 calorias (uma unidade tem aproximadamente 25 g).

Farofa

Assim como a maionese é uma opção de carboidrato da refeição. Para torná-la mais saudável evite a adição de alimentos como bacon, linguiça, ovos fritos e embutidos. Use damasco, ameixa, uva passa ou castanhas. Também é indicado acrescentar vegetais, como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam sua receita mais leve, colorida e saudável.

Lentilha

Leguminosa como o feijão, boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso é rica em fibras, importante para o funcionamento do intestino.

Lombo

O lombo é a parte superior do dorso do porco. A cada 100g do alimento (quatro fatias finas ou duas grossas), a quantidade de calorias varia entre161 a 181 calorias.

Maionese

É uma opção de carboidrato da refeição, ou seja, caso consuma a salada de maionese com batata não opte pelo arroz nem massas. 50 g (duas colheres de sopa) de salada de maionese com batata possui cerca de 140 calorias.

Manjar

Fique atento para não exagerar nos doces da ceia. Se a intenção for cortar calorias prefira as versões light, com calda de ameixas secas sem adição de açúcar, tanto para complementar quanto para valorizar o prato também no aspecto nutricional.

Nozes e castanhas

As nozes são ricas em magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina E. Além disso elas são consideradas um antioxidante importante. Já as castanhas são oleaginosas, fontes de proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. No entanto, são alimentos ricos em calorias. 30g de nozes tem, em média, 204 calorias.

O ideal é evitar servi-las como aperitivos. Combine com arroz ou a salada e evite abusos.

Panetone

Opte pelo de frutas e uvas passas. Evite as receitas trufadas, com recheio de mousse e coberturas. As versões light geralmente possuem uma redução mínima de calorias. Observe e tome cuidado com a presença de gorduras trans. Uma fatia de 80g de panetone tradicional tem, em média, 280 calorias. 80g de panetone light tem cerca de 231 calorias. Já a mesma fatia de uma receita com gotas de chocolate tem, em média, 370 calorias.

Pernil

Carne saborosa, mas que possui uma quantidade de gordura um pouco maior do que o peru e o chester. Deve ser evitada por quem preferir uma ceia mais light.

Peru assado

Opção de carne magra, fonte proteica com baixo teor de gordura. Porém, cuidado com o consumo da pele, que é rica em colesterol. Uma unidade de coxa de peru com pele tem, em média, 210 calorias. Molhos e recheios gordurosos também merecem atenção.

Rabanada

Adaptações no modo de preparo podem economizar algumas calorias sem perder o sabor. Não use leite condensado na receita ou asse a sobremesa ao invés de fritá-la. Nesse caso a redução de gordura é muito grande – as rabanadas absorvem grande parte do óleo utilizado para a fritura. Diabéticos, obesos e hipertensos devem evitar a receita. Uma fatia tem cerca de 155 calorias.

Salpicão

Dependendo da receita o salpicão pode ser um prato bastante calórico. Misture maionese light com iogurte no salpicão. Se o objetivo for economizar ainda mais calorias, substitua o salpicão por saladas de folhas. Para incrementá-las use frutas secas ou naturais e castanhas. O salpicão de frango (uma colher de sopa), por exemplo, tem cerca de 94 calorias.

Tender

Carne suína processada e defumada com madeiras especiais para perfumar a carne. Rico em sódio deve ser evitado por quem tem problemas de saúde relacionados ao consumo de sal.

Vinho

As uvas, principalmente as vermelhas, são muito ricas em substâncias antioxidantes que previnem o surgimento de diversas doenças, inclusive o envelhecimento. Mas atenção: o consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação, já que o álcool também fornece calorias. Uma taça de vinho tinto tem, em média, 110 calorias. Uma taça de vinho branco seco: 107 calorias???.

Fonte:einstein.br

Um Feliz natal a todos vocês e um maravilhoso ano novo!!!

Dúvidas, sugestões, dicas, curiosidades… é só entrar em contato conosco:contato@ciclonutri.com.br.

Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com

marca 2


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image