Nesta quinta-feira, 16, o Centro Cultural de Aracaju recebe mais uma edição do ‘Quinta Instrumental’. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), traz nesta edição o artista Fabiano Zanin, referência nas artes do violão clássico e flamenco. O evento acontece a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

 
O público do Quinta com certeza ficará impressionado com mais uma grande apresentação. Fabiano Zanin, na primeira parte do concerto, mostrará seu repertório com o violão clássico, interpretando canções de renome nos diversificados estilos a exemplo do renascentista, música erudita e popular. Já na segunda parte, ele apresenta ao público peças com o violão flamenco, que é uma categoria das cordas que remetem às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaicas. 
 
De acordo com Fabiano, essa é uma oportunidade de mostrar um pouco mais desta arte flamenca. “É um estilo pouco visto aqui em Sergipe, então, além de mostrar peças com o violão tradicional, ainda levarei uma técnica diferente. Tenho certeza que todos gostarão”, observou.
 
Fabiano Zanin
 
Professor de violão na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o paranaense Fabiano Zanin é Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) . Os primeiros estudos na arte flamenca foram com o guitarrista cigano espanhol Yoshka Santa Ana, com quem atuou em diversas turnês e espetáculos.
 
Em 1998 trabalhou em Bogotá, na Colômbia, com renomados artistas flamencos, entre eles Dario Arboleda e Tito Montes. Em 1999 participou da estreia mundial da Ópera Sarapalha, sobre texto de Guimarães Rosa, do compositor mineiro radicado em Curitiba Hary Crowl. 
 
Em 2000, graduou-se em violão clássico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sob a orientação de Luiz Cláudio Ribas Ferreira. Participou de diversas oficinas e cursos de música, onde estudou com Victor Villadangos (Argentina), Jaime M. Zenamon (Brasil-Alemanha), Nicolas de Souza Barros (Rio de Janeiro), Fabio Zanon e Henrique Pinto (São Paulo). Em 2002 gravou, como primeiro guitarrista e arranjador, o CD de Música Flamenca Mistérios Del Flamenco, com a bailarina argentina “La Morita”. Atualmente é professor de violão na Universidade Federal de Sergipe.
 
Quinta Instrumental
 
Todas as quintas-feiras, exceto feriados, o Centro Cultural abre as suas portas para o projeto “Quinta Instrumental” desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju através de um planejamento de ocupação do centro histórico da capital. Então, sempre às 19h, o teatro João Costa recebe artistas diferentes estilos da música instrumental. O evento é totalmente gratuito e tem como objetivo levar música de qualidade para a população aracajuana.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa 

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image