Virou abóbora
Na culinária, ela é ingrediente de entrada, pratos quentes, sobremesa e até bebidas

foto principal

Algumas abóboras pesam dezenas de quilos, outras têm o tamanho de um ovo.

Doce e salgada, carnuda e casca grossa, a abóbora se presta a muita coisa. Tudo nela é comestível: polpa, flor, sementes e folhas. Sua cor e sua forma dão asas à imaginação e proporcionam visuais inusitados em diferentes pratos. E ela pode aparecer da entrada à sobremesa ? e até no copo, na forma de cerveja.

A hortaliça da família das cucurbitáceas é fácil de ser cultivada e, quando brota, costuma ser farta ? uma abóbora de pescoço pode chegar a dezenas de quilos. Por isso, aboboreiras são figurinhas fáceis em hortas de quintal interior afora. E embora batizadas por uma cor, elas podem ter casca amarelada, verde, cinza e branca. Mas, apesar da riqueza de variedades brasileiras, não é comum encontrá-las todas à venda.

Em sua composição nutricional se encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Suas fibras auxiliam no equilíbrio das taxas de colesterol. Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Se for comprá-la, escolha as de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Prefira as abóboras de tamanho pequeno ou médio, evitando as de grandes dimensões porque têm geralmente um interior mais oco. Quando verde, deve ser conservada em lugar arejado. Se madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.

A abobora pode ser consumida em saladas, pratos quentes, doces e como a imaginação permitir. Lembrando que para fazer doces em pasta, cristalizado ou em calda, a hortaliça deve ser, de preferência, seca. Já para os pratos salgados, a japonesa é a mais indicada por ter polpa mais enxuta.

Agora que tal preparar uma deliciosa receita com esse super ingrediente? A sugestão do dia é um doce de abóbora cremoso. Delícia!

Receita da Semana

DOCE DE ABÓBORA CREMOSO

foto receita 1

INGREDIENTES

*1 e /2 kg de abóbora madura descascada e em pedaços

*4 xícaras (chá) de açúcar

*1 vidro de leite de coco (200 ml)

*1/2 xícara de coco ralado

*Canela em pau e cravo a gosto

MODO DE PREPARO

1. Levar ao fogo em uma panela a abóbora, açúcar, cravo e canela (juntar bastante líquido).

2. Mexer de vez em quando até secar todo líquido.

3. Adicionar o leite de coco e o coco ralado. Misturar e deixar por mais uns 5 minutos.

4. Retire do fogo, deixe esfriar e sirva.

Espero que tenham gostado!

Bjs,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image