Emsurb

Em um espaço coberto e com itens que possibilitaram maior conforto aos participantes foi que na manhã desta terça-feira, 3 de junho, a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Direpa/Emsurb) recebeu os interessados em comercializar alimentos e bebidas durante o Forró Caju 2014. O curso de manipulação de alimentos viabilizado pela Vigilância Sanitária foi direcionado para os ambulantes que haviam recebido o conteúdo há mais de um ano.

O mesmo acontece nesta quarta-feira, 4. Já na quinta, 5, as orientações são para quem nunca participou da capacitação. A ação visa garantir oportunidade de concorrer no sorteio marcado para o dia 9 a todos que desejam desenvolver a atividade de comércio ambulante na festa de São João promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju.

O presidente da Emsurb, Edson Leal, prestigiou a iniciativa e destacou a importância da capacitação. ?É uma nova fase no órgão, já que estamos na segunda semana de gestão e mesmo assim não podemos deixar de nos preocupar com os eventos que a Prefeitura promove e que conta com uma grande participação da Emsurb. Estou muito satisfeito com o projeto e torço para que aproveitem ao máximo as explanações da Vigilância Sanitária, são ensinamentos que podem ser aplicados em vários eventos da capital?, justificou.

“Estamos em uma nova fase e pretendemos oferecer o melhor para estas pessoas que pretendem comercializar no Forró Caju, pois muitos conseguem obter boas vendas durante os dias de festa. Este ano temos novidades como a Praça de Alimentação, que irá fortalecer ainda mais a imagem da festa para turistas e sergipanos. Será cobrado um valor justo para quem não foi sorteado e pretende comercializar na área externa, possibilitando assim maior controle e organização. Nossa intenção é realizar um importante trabalho durante os dias de festa e estamos começando agora com esta capacitação?, comentou o diretor de Espaços Públicos, Luiz Carlos dos Santos.

A gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Aracaju, Nazaré Aragão, ressaltou as exigências do Ministério Público em relação à manipulação de alimentos em grandes eventos. ?Nos dias 3 e 4 será feita uma revisão do já que foi visto por este público que atua em grandes eventos e manipula alimentos como pizzas e cachorro-quente, por exemplo. Reforçamos a necessidade destes se adaptarem a novos hábitos como lavar as mãos, não manipular dinheiro e alimento ao mesmo tempo, usar luvas. Até o próprio MP já deixou claro que irá fortalecer as fiscalizações?, disse.

Maria Aparecida dos Santos obtém seu sustento comercializando bebidas em eventos e não perdeu a chance de revalidar seu certificado. ?Já participei quatro vezes do Forró Caju e torço para ser sorteada para trabalhar dentro da área da festa. Estou confiante que este ano será bem melhor que o ano passado até porque as bandas estão melhores?, confessou.

Fonte: SECOM Aracaju