Ceias de final de ano: o que servir?

Planeje o cardápio de acordo com o gosto dos convidados

foto principal1

Item também importante, a decoração deixa o ambiente agradável.

Planeje o cardápio de acordo com o gosto dos convidados.

Dezembro chegou trazendo o período festivo mais aguardado por todos: as celebrações de Natal e Ano Novo. E para quem vai receber amigos e familiares em casa, é hora de definir a decoração, lista de convidados e o cardápio para as duas ocasiões. Preparar uma ceia especial que agrade a todos é uma tarefa árdua. Por isso, como todos os anos, vamos passar algumas dicas para auxiliar você nessa tarefa prazerosa, porém cansativa.

Para começar, que tal as entradinhas? Canapés, quiche, patê com pizza branca, enroladinho com frios e frutas secas, aperitivos com Parma e queijos, ceviche são algumas opções para servir até que chegue o momento da ceia. Junto com as entradas, sirva as bebidas. Vale à pena investir nos espumantes, de preferência o seco. Ele é um coringa, pois a acidez ajuda a cortar a gordura dos pratos e preparar o paladar para a próxima garfada. Mas não se esqueça de incluir o vinho tinto, refrigerantes e água.

No cardápio principal, começamos pelos acompanhamentos. As saladas são ótimas opções, elas caem muito bem com o verão do brasileiro e ajudam a decorar a mesa. Podem ser à base de folhas, frutas, legumes e massas. Outro item indispensável é o arroz branco – ele pode ser preparado ao modo mineiro, com alho e óleo. O salpicão é também um dos itens mais típicos da ceia do Natal. Para prepará-lo prefira o frango defumado, mas se não achar, pode fazer com frango assado ou cozido, desfiado. Têm ainda as farofas crocantes, preparadas com passas, nozes ou castanhas.

Para quem prefere manter a tradição, se a família for grande, vale investir no pernil, o de porco é o meu preferido. De carneiro, acho o sabor muito forte. Na lista dos pratos tradicionais o peru e o bacalhau são presença certa nessas datas. Mas se você deseja inovar, pode servir salmão, camarão ou lombo recheado.

E finalmente o momento mais aguardado: as sobremesas. Além das tradicionais rabanadas, os pavês, as tortas e mousses são as estrelas na ceia e podem ser preparados com frutas e em diferentes sabores.

Agora, surpreenda-se com uma requintada entradinha que pode ser incorporada às ceias de Natal e Ano Novo. Enroladinho de salmão com cream cheese é a nossa primeira dica dessa temporada. A combinação de salmão, creme cheese e gergelim dá um toque incrível no sabor e com certeza fará vista para os amigos e a família. Boas festas!

Receita da Semana

ENROLADINHOS DE SALMÃO COM CREAM CHEESE

foto receita

INGREDIENTES

*1/2 kg de filé de salmão

*250g de cream cheese

*Cebolinha

*Gergelim

MODO DE PREPARO

1. Corte o salmão em filezinhos, em formato parecido com sashimis.

2. Em seguida, separe um filé e coloque dentro dele uma colher de chá de cream cheese. Enrole.

3. Para que ele não abra, amarre com uma cebolinha. Mas para a cebolinha não se quebre ao amarrar, ferva um pouquinho de água numa panela e deixe a cebolinha por 1 minuto.

4. Finalizei com um pouquinho de gergelim torrado. Dará um toque sofisticado e ficará saboroso

Até a Próxima receita …

Bjs,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image