Frango, saúde e sabor à mesa
Considerada saudável, a carne é ingrediente de deliciosas receitas

foto principal 2

O corte do peito possui quantidade de gorduras saturadas menores que outros cortes do frango.

A carne de frango é muito consumida no Brasil, e no mundo. Seu sabor leve agrada a todos os paladares e serve como base para diversos pratos, incluindo os regionais. É muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato que leve esta carne como ingrediente, por isso ter algumas em seu caderno de receitas pode ajudar muito quando for preparar uma refeição.

De digestão mais fácil que a carne bovina, o frango está entre as opções de proteínas preferidas na hora da dieta. É rica em vitamina B3, indispensável no sistema respiratório e na dilatação de vasos sanguíneos. Também possui ferro e fósforo, promovendo o fortalecimento do organismo. Seus nutrientes ajudam reparar tecidos do corpo, protege o sistema nervoso e a pele, contribui na realização de diversas funções orgânicas devido a variedade de minerais, ajuda o sistema imunológico e favorece a formação de glóbulos vermelhos.

Alguns cuidados são importantes na hora de comprá-lo. Dê preferência aos cortes do peito, porque as quantidades de gordura saturada e colesterol são menores quando comparados aos outros cortes, como coxa e sobrecoxa. Nunca leve para casa um frango com sinais de machucados ou de penas. Verifique se as pernas são flexíveis e se a carne tem cheiro fresco. Se for comprar embalagens congeladas, examine se está bem fechada e intacta, sem cristais de gelo ou descoloração. E não se esqueça de olhar a data de validade.

A versatilidade da carne de frango é imensa, comporta variações e combinações de ingredientes que vai de um simples empadão a um suflê de frango. Também não podia deixar de falar do estrogonofe e dos sanduíches de frango, afinal eles fazem sucesso em todas as classes sociais. Enfim, o frango é pau para toda obra, até as suas sobras podem servir como ingrediente para receita de risoto, arroz de forno, croquetes e outras delícias.

Confira agora o passo a passo de um enrolado de frango. Depois de pronto, coloque-o numa travessa e sirva com arroz branco e molho. Bom apetite!

Receita da Semana

ENROLADO DE FRANGO

foto receita

INGREDIENTES

FRANGO:

*1 kg de peito de frango inteiro, sem osso

*1 1/2 colher (chá) de sal *1/4 xícara (chá) de vinho branco seco

RECHEIO:

*250 g de peito de frango picado

*1 dente de alho amassado

*1 1/2 colher (chá) de sal

*1 colher (chá) de molho de pimenta

*2 xícaras (chá) de folhas de rúcula (medidas bem apertadas)

*1/2 cebola

MODO DE PREPARO

1. Abra o peito de frango formando um grande bife e bata-o ligeiramente, tempere com o sal e o vinho branco e deixe marinar por 30 minutos.

2. Tempere o frango picado do recheio com o alho, o sal e o molho de pimenta e deixe marinar por 30 minutos.

3. Coloque no processador o frango picado, a rúcula e a cebola e bata até obter uma pasta. Rechei o peito de frango aberto e enrole. Amarre com um barbante.

4. Em uma panela grande, aqueça o azeite e acomode o enrolado com a abertura para baixo. Frite bem de um lado, vire, tampe a panela e deixe em fogo baixo até ficar cozido e sem caldo. Retire o enrolado da panela.

5. Para o molho, na mesma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte a farinha e mexa até obter uma pasta.

6. Retire do fogo e acrescente o leite, o tablete de caldo esfarelado e misture bem.

7. Volte ao fogo e deixe cozinhar até engrossar. Adicione o creme de leite, espere ferver e retire do fogo.

8. Coloque o enrolado em uma travessa e corte em fatias grossas. Sirva quente, com arroz branco e o molho.

Beijos, até a próxima semana!

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image