Realizada na Galeria J. Inácio, a atividade foi idealizada e oferecida pelo próprio artista

Celebrando a conclusão de uma atividade mais do que especial, dezessete estudantes da rede pública de ensino receberam nesta quinta-feira, 19, os certificados de participação de uma oficina ministrada pelo consagrado artista visual, Adauto Machado. A oficina, idealizada pelo próprio artista de forma gratuita, aconteceu em agosto na Galeria de Artes J. Inácio, unidade da Secretaria de Cultura.

“Desde 2010 eu desenho e achei uma experiência magnifica por estar em contato com um grande artista plástico. Foi uma oportunidade de aprender com as técnicas dele, além de poder ter a opinião dele sobre os nossos trabalhos, indicando no que podemos melhorar. Gostei principalmente da aula sobre cores que ele nos deu, mostrando como obter cores mais intensas e vivas”, ressaltou o aluno do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, José Eduardo da Silva.

Todos os estudantes demonstraram empolgação pela aprendizagem que tiveram na oficina. “Sempre desenhei, desde pequeno. Por isso, foi incrível poder participar desta oficina, aprender com Adauto. Foi fantástica esta troca de experiências, um grande presente para mim”, afirmou o estudante Givaldo Santos Pereira, do Colégio Estadual Barão de Mauá. “O que mais gostei foi poder conhecer novas técnicas e entender mais sobre as cores. Foi uma grande oportunidade e espero que aconteçam outras oficinas como está”, acrescentou Letícia Santos de Souza, da mesa escola.

Segundo, Adauto Machado, muitos dos estudantes participantes demostram bastante talento, podendo investir nas artes visuais como profissão. “Ao longo dos anos decidi engrenar nesta área de oficinas de pintura e de arte. Mas nos últimos dez a quinze anos, dei uma parada, me dedicando a outros trabalhos. Esta atividade marca minha retomada de oficinas. Estes estudantes estão tendo uma oportunidade que eu queria muito ter tido na idade deles”, justificou.

A oficina foi voltada para estudantes que participaram da “Exposição AVIE Colégio Estadual Vitória de Santa Maria: artes visuais na escola”, realizada nos primeiros meses do ano, reuniu cerca de 150 trabalhos. A cerimônia de entrega dos certificados contou com os secretários de Estado da Cultura, João Augusto Gama e da Educação (Seed), Jorge Carvalho, pastas responsáveis pela realização da AVIE.

“Estes estudantes tiveram a oportunidade de aprender com um ícone da pintura e da cultura de Sergipe. É um conhecimento que eles devem guardar com muito carinho, pois tenho certeza que, mais adiante, eles irão lembrar-se deste momento”, enfatizou o secretário João Gama. “Queremos agradecer a Adauto, por ter se oferecido para realizar este trabalho com os alunos da rede pública e dizer que a Secretaria de Educação sempre está à disposição para contribuir com atividades como estas”, acrescentou o secretário Jorge Carvalho.

Sobre Adauto Machado

Pintor, escritor, desenhista publicitário e professor de artes, Adauto Machado nasceu no dia 18 de junho de 1950, em Nossa Senhora das Dores – SE. Aos quatorze anos, mudou-se para Aracaju e começou a frequentar grupos artísticos da cidade. Trabalhou com desenho publicitário até 1969, quando transferiu-se para Salvador, onde teve a oportunidade de conhecer importantes artistas nacionais e passou a dedicar-se inteiramente à pintura. Em busca do aperfeiçoamento técnico, cerca de um ano depois, permaneceu por um curto período no Rio de Janeiro e, em seguida, partiu para a França aonde aprimorou seus estudos.

Fonte: Secult