images.jpg

Quem nunca teve certeza que seu cachorro entende absolutamente tudo o que você fala para ele? Pois bem, para os haters que duvidavam disso, um estudo publicado no jornal Current Biology trouxe evidências que os cães são capazes de processar a fala humana de forma mais sofisticada do que se imaginava.

Segundo o estudo, o melhor amigo do homem consegue entender tanto componentes subjetivos da fala, como a entonação e o teor emocional de cada palavra propriamente dita.

?Apesar de não podermos dizer quanto ou de que forma os cães entendem informações da fala humana, podemos afirmar que os cães reagem tanto a informações verbais quanto a elementos relacionados à pessoa que fala e que esses componentes parecem ser processados em regiões distintas do cérebro deles?, contou Victoria Ratcliffe, uma das autoras do estudo.

Para a realização do teste, os pesquisadores reproduziram uma série de comandos diferentes para os cães e observaram suas reações. Por exemplo, eles falavam palavras com sentido e sem entonação, ou ainda palavras sem sentido e sem entonação e com sentido e com entonação e assim por diante. Sendo assim, os bichinhos reagiam diferente para cada palavra e/ou entonação, o que provou que eles são mais inteligentes do que os humanos admitiam.

Fonte: E! Online Brasil


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image