Castanha de caju
Alimento em que o alto valor nutricional está aliado ao requintado sabor

foto principal

A castanha pode ser consumida de diversas formas.

Muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil, a castanha de caju já era consumida como alimento pelos povos nativos da América do Sul e da América Central. O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, cuja semente é consumida depois do fruto ser assado.

Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia, sendo benéfica para os rins e o fígado. É rica em gorduras, proteínas, fibra, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro. Por todos esses fatores é que os especialistas afirmam que a castanha de caju, por suas propriedades altamente benéficas para a saúde, é recomendada para uma dieta saudável e balanceada. Seu inconveniente é que são caras e, as vezes, difíceis de serem encontradas.

No momento da compra é necessário ter-se particular cuidado na observação do estado da sua pele, que deve ser bem brilhante e intacta (sem cortes ou gretas). Para conservar em casa, guarde-as em local fresco e seco. É importante que não sejam comprimidas e amassadas, devendo estar separadas entre si, tanto quanto possível para que não fiquem moídas. Tanto cruas como assadas, as castanhas podem perfeitamente conservar-se num congelador durante cerca de seis meses.

Ao contrário da maioria dos frutos, não é comum consumir castanha crua pela sua grande adstringência e dureza. Na culinária, é um alimento muito versátil. É utilizada como acompanhamento de pratos, em base para sopas, no preparo de sobremesas, biscomtos, sorvetes, recheios ou cobertuvas de bolos e até mesmo na confecção de molhos, também sendo consumida torrada e salgada.

Nesta edição, ensinamos a fazer uma farofa com essa famosa iguaria. A preparação também pega amendoim, manteiga, pimenta, sal e farinha. O resultado é fantástico! A receita é um acompanhamento e vai bem especialmente com assados de carnes e aves. Siga o passo-a-passo e bom apetite!

Receita da Semana

FAROFA DE CASTANHA E AMENDOIN

foto receita

INGREDIENTES

*500 g de farinha de mandioca torrada

*200 g de manteiga

*1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e moída

*1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído

*5 colheres (sopa) de castanha-de-caju torrada inteira

*5 colheres (sopa) de amendoim torrado inteiro

*Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

MODO DE PREPARO

1. Numa tábua, pique a castanha-de-caju e o amendoim.

2. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a castanha moída e o amendoim moído.

3. Em seguida, junte as castanhas inteiras e o amendoins inteiros e misture novamente.

4. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino, desligue o fogo e sirva a seguir.

Saboroso não é mesmo?! Até mais,

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image