Como preparar Feijoada?

Símbolo da culinária brasileira, esse amado prato pode se tornar leve a depender dos ingredientes, sem alterar no sabor

foto principal

A feijoada é o prato ideal para uma reunião informal e alegre.

Servida na maioria dos restaurantes o ano inteiro, a feijoada ganha ainda mais destaque quando a temperatura cai. A iguaria é preparada à base de feijão preto, diferentes partes da carne de porco e vaca, além de embutidos. Considerado um dos pratos símbolos da culinária brasileira, chega à mesa geralmente acompanhada de farofa, arroz branco, torresmo, couve refogada e laranja fatiada. Para alguns, uma boa pimenta também cai bem. E tudo isso regado à caipirinha, outro ícone da nossa cultura gastronômica.

Com diferentes versões a respeito de sua origem, a feijoada é unanimidade entre os gourmets mais exigentes. Ao contrário do que muitos pensam, a receita não tem origem dos escravos. Ao longo de muito tempo, a mesma passou por diversas adaptações até chegar no que conhecemos hoje. Seu preparo foi influenciado pelas técnicas dos cozidos europeus aliados com ingredientes africanos. Portanto, nada mais é do que um prato multicultural, assim como o Brasil. Fato é que, independente da origem, de lá pra cá a iguaria ganhou status, tornando-se um símbolo da culinária brasileira e que ganha novos “toques” para se tornar mais saudável.

Diferente do que muita gente imagina, a feijoada é fácil de fazer e rende muito, só exige um pré-preparo trabalhoso e essencial: o dessalgue correto das carnes com a troca da água de duas em duas horas pelo período de 12 horas. Muitos fritam as carnes antes de acrescentá-las ao feijão, deixando-o muito gorduroso e pesado. O ideal é apenas cozinhar as carnes junto com o feijão e acrescentar ao final os legumes, como cenoura, repolho e batata, que absorvem a gordura e ainda ajudam na digestão.

A feijoada pode ser servida em qualquer ocasião, numa reunião entre amigos, no almoço de domingo com a família ou na festa de aniversário, é sempre um sucesso! Apresentamos ao lado uma receita para você organizar um delicioso almoço à brasileira. Mas se bater a preguiça de cozinhar, confira a feijoada ao modo carioca do Restaurante Cantina D?Itália, servida aos sábados na forma de bufê por apenas R$ 26,90 por pessoa.

Receita da Semana

Feijoada Carioca

foto receita

INGREDIENTES

* 1 1/2 kg de feijão-preto

*1/2 kg de carne-seca

*250g de lombo de porco salgado

*1 língua de porco defumada, pequena

*1 pezinho de porco salgado

*1 orelha de porco salgada

*2 rabinhos de porco salgados

*1/2 kg de carne de peito magra fresca

*1/2 kg de lombinho de porco fresco

*2 paios *2 folhas de louro

*250 g de toucinho magro defumado

*250 g de costela defumada

*300 g de linguiça de porco grossa fresca

*300 g de linguiça fina fresca

*3 dentes de alho espremidos

*4 colheres (sopa) de óleo

*Sal a gosto

MODO DE PREPARO

1. Coloque o feijão de molho na véspera do preparo, reservando a água depois. Faça o mesmo, separadamente, com a carne-seca e o lombo salgado, tendo o cuidado de mudar a água duas vezes.

2. Limpe e lave bem a língua de porco, o pezinho, a orelha e os rabinhos. Limpe a carne de peito e o lombinho fresco. Escalde os paios por 5 minutos.

3. Coloque o feijão para cozinhar em bastante água com o louro e o toucinho. Após 1 hora de fervura, vá juntando as carnes na seguinte ordem: a língua defumada, a carne-seca cortada em pedaços grandes, o pé e os rabinhos de porco, os paios e as costelas defumadas, o lombo salgado, a carne de peito, o lombinho fresco, a orelha de porco e as linguiças cortadas em pedaços grandes.

4. Acrescente água quente em quantidade suficiente para manter as carnes sempre cobertas pelo caldo. Durante o cozimento, feito normalmente em dois caldeirões, retire a espuma que se forma na superfície. Quando os grãos estiverem macios e o caldo meio grosso, tempere o feijão com o alho dourado no óleo.

5. Verifique o sal e elimine o excesso de gordura. Retire duas conchas de feijão e amasse com o garfo até obter uma pasta. Misture com a feijoada e abaixe o fogo. Sirva todas as carnes, cortadas em pedaços regulares, numa travessa grande, e a feijoada, em uma terrina funda e com tampa.

Rendimento: 15 porções

Dificuldade: Médio

Nossa que delicia heim?! Aproveitem bastante e até a próxima semana!!!

Abraços,

Osanilde Oliveira.

1. Lave as berinjelas e corte-as em cubos. Em uma panela de pressão coloque os cubos de berinjela, azeite, orégano, 1 cebola em cubos, alho amassado. Misture tudo, feche a panela sem levar ao fogo e deixe descansar por 12 horas.
2. Passado 12 horas, abra a panela e acrescente a pimenta calabresa, e o sal a gosto. Leve ao fogo e deixe cozinhar em pressão por 5 minutos.
3. Espere sair a pressão naturalmente. Abra a panela e acrescente os pimentões cortados em cubos, a azeitona e a outra cebola em cubos e a salsa ou manjericão. Misture tudo, deixe esfriar.
4. Coloque em um vidro com tampa e conserve na geladeira.
Sugestão: Sirva com pão sírio, torradas ou pão francês.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image