folclore de laranjeiras

O Mirante Praia 13 de julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), abre ao público, a partir dessa quinta-feira (15 de janeiro), a exposição “As Cores do Folclore de Laranjeiras”. A mostra reúne 28 fotografias que retratam as manifestações culturais de diversos grupos folclóricos durante o Encontro Cultural de Laranjeiras e do Lambe Sujo, dos anos de 2013 e 2014.

Esta é a segunda vez que o Mirante da 13 recebe esta exposição coletiva de fotografias que foi sucesso em 2013, homenageando o Encontro Cultural que teve como tema “O Pulsar da Cultura”. As imagens são de autorias de dez fotógrafos que viajam em grupo por todo o Estado para registrar as pluralidades da cultura sergipana.

A fisioterapeuta Larissa Matos, que nos tempos livres viaja com o grupo de amigos para fotografar, fala do gosto pela arte: “Fico muito feliz por mais um ano receber o convite da Funcaju, para expor não só as minhas fotos, mas as de todo os fotógrafos que participam do grupo. Saímos pela cidade e viajamos por vários interiores para colocar em prática o gosto arte de fotografar. Temos muito a agradecer por mais esta exposição e convite”.

A curadora da exposição conta ainda que, além do prazer pela arte, o grupo tem como objetivo incentivar a prática da fotografia. “O Mirante é um ponto de encontro que recebe turistas o ano inteiro e esse momento é mais uma possibilidade de fazer com que as pessoas que estão visitando a cidade conheçam nossos movimentos culturais, pois temos muitas belezas para mostrar”, comenta Larissa.

Para a coordenadora do Mirante, Christine Hillmann, além de ser um espaço de lazer para os aracajuanos e atendimento ao turista, o Mirante tem a função de divulgar a cultura sergipana. “A exposição sobre o Encontro Cultural, faz parte do projeto Mirando o Folclore Sergipano, que divulga e valoriza a cultura de Sergipe”, explica.

“Quando organizamos eventos que estão ligados a cultura, nosso objetivo é divulgar o patrimônio material e imaterial do Estado. Essa exposição foi escolhida para fazer uma homenagem à cidade de Laranjeiras, ao folclore sergipano e ao Encontro Cultural que está em sua 40º edição”, conclui a coordenadora.

O professor universitário Ricardo Torres é fotógrafo nas horas livres e sempre viaja com o grupo de amigos que tem o mesmo hobbie. “Apesar de todos abordarmos o mesmo tema de trabalho, conseguimos retratar o que há de tradicional e mais moderno na cultura sergipana, cada um com a sua ótica. Vejo na fotografia uma válvula de escape, dentro do meu trabalho diário e da rotina estressante. A fotografia me possibilita a capacidade de criar, de fazer algo que me deixa tranquilo, sem peso de responsabilidade”.

Participam da exposição os fotógrafos: Ricardo Nunes, Ricardo Torres, Ricardo Espinheira, Thiago Ribeiro, Larissa Matos, Lourdinha Lisboa, Silvia Andrade, Adilson Andrade, Luciana Correia, Enaldo Valadares e Mariana Pedrosa.

A exposição segue até o dia 7 de fevereiro no Mirante Praia 13 de Julho, localizado na AV. Beira Mar, aberto de segunda a sexta das 9h às 18 horas, e nos sábados das 9h às 15h. Mais informações pelo telefone (79) 3179-2192.

Fonte: SECOM Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image