Propriedades e benefícios do frango

Saúdável e de fácil digestão, a carne é indicada até na alimentação de convalescentes

foto principal 1

O frango é uma carne muito consumida no mundo todo. Seu sabor leve serve como base para diversas receitas e agrada a todos os tipos de paladares. É muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato com esse ingrediente.

De digestão mais fácil que a carne bovina, o frango está entre as opções de proteínas preferidas na hora da dieta. É rica em vitamina B3, indispensável no sistema respiratório e na dilatação de vasos sanguíneos. Também possui ferro e fósforo, promovendo o fortalecimento do organismo. Seus nutrientes ajudam reparar tecidos do corpo, protege o sistema nervoso e a pele, contribui na realização de diversas funções orgânicas devido a variedade de minerais, ajuda o sistema imunológico e favorece a formação de glóbulos vermelhos.

Mas alguns cuidados são importantes na hora de compra-lo. Dê preferência aos cortes do peito, porque as quantidades de gordura saturada e colesterol são menores quando comparados aos outros cortes, como coxa e sobrecoxa. Nunca leve para casa um frango com sinais de machucados ou de penas. Verifique se as pernas são flexíveis e se a carne tem cheiro fresco. Se for comprar embalagens congeladas, examine se está bem fechada e intacta, sem cristais de gelo ou descoloração. E não se esqueça de olhar a data de validade.

A versatilidade da carne de frango é imensa, comporta variações e combinações de ingredientes que levam a ótimas receitas. Imagine um empadão de frango. Todos gostam, não é mesmo? O empadão é um coringa para a dona de casa e pode ser tranquilamente servido para a família ou para uma visita. Tem ainda o frango com quiabo, receita tipicamente mineira. Também não podia deixar de falar do estrogonofe e dos sanduíches de frango, afinal eles fazem sucesso em todas as classes sociais. O estrogonofe, inclusive, é servido em festas. Enfim, o frango é pau para toda obra, até as suas sobras podem servir como ingrediente para receita de risoto, suflê, arroz de forno, croquetes e outras delícias.

Agora confira todos os passos de uma deliciosa receita preparada com esse ingrediente. Frango Grelhado ao Molho Cítrico, essa é a nossa dica de hoje. Bom apetite

RECEITA DA SEMANA

Frango Grelhado ao Molho Cítrico

foto receita

INGREDIENTES

Molho Cítrico:

*1 colher (sopa) de suco de laranja

*1 colher (sopa) de suco de limão

*1 colher (chá) de mostarda

*1 colher (chá) de mel

*1 copo de iogurte natural

*1 colher (sopa) de azeite

*Ervas frescas a gosto

Filé de Peito de Frango:

*2 filés de frango com cerca de 100 gr, cada

*Sal e pimenta do reino a gosto

*Óleo o suficiente para grelhar

MODO DE PREPARO

1. Molho Cítrico: Misture os ingredientes e reserve.

2. Frango: Tempere os filés de frango com sal e pimenta a gosto.

3. Numa panela antiaderente, aqueça o óleo. Acomode os filés. Grelhe até que estejam dourados por fora e cozidos por dentro. Depois de pronto, coloque o molho sobre os filés ainda bem quentes e sirva a seguir.

Dica: Para caramelizar, pode-se utilizar uma maçarico culinário ou aquecer uma colher de sopa na chama do fogão (tomando o cuidado para proteger a mão do calor do cabo) e fazer movimentos circulares com as costas da colher na superfície do creme. Se preciso, repetir essa operação até que o açúcar fique dourado, sem queimar.

Tempo de Preparo: 40 minutos
Porções:02 pessoas

HARMONIZAÇÃO

vinho


Um belo Cabernet Sauvignon chileno, lembrando um tinto da região de Médoc em Bordeaux. Encorpado, concentrado e cheio de fruta, mostra elegantes notas de carvalho. É maturado por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Possui teor alcoólico de 14%. Temperatura de serviço: 18 a 20ºC. Combina com carnes, cordeiro e frango preparados com molho.

Espero que gostem. Até a próxima semana pessoal!

Abraços,

Osanilde Oliveira


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image