Benefícios da alcachofra

Rica em fibras e pobre em calorias, a hortaliça pode ser consumida desde a entrada ao prato principal

foto principal1

Alcachofra pode ser consumida como entrada, prato principal ou acompanhamento.

Muitas pessoas talvez nem se lembrem da existência dela, mas a alcachofra possui propriedades terapêuticas e ainda é aliada na perda dos quilos extras. Além de diurética, desintoxicante e digestiva, a planta ajuda a regular o intestino preso. O chá da alcachofra pode ser um grande aliado para quem quer perder peso ou vencer a constipação intestinal sem muito esforço.

Considerada uma iguaria exótica, esta hortaliça parece ter sido feita para ser deliciada a cada pétala e não para ser devorada. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das “pétalas” e o “fundo” da flor, depois de retirados os espinhos. O trabalho é compensador, se levarmos em conta suas excelentes propriedades nutritivas e medicinais: a cada 100g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

A colheita da alcachofra é feita entre agosto e novembro. Nesse período encontramos com ótima qualidade e melhores preços. São quatro as variedades mais encontradas no mercado: Violeta de Proença, Roxa de São Roque, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha.

O ideal é consumir a alcachofra no mesmo dia da compra, pois ela começa a perder suas qualidades rapidamente. Recomenda-se escolher as que apresentarem talo longo e inflorescência firme e bem arroxeada. Para os apreciadores desta flor comestível, os “espinhos” só devem ser retirados após o cozimento – é quando chegamos ao gran finale da iguaria: o famoso fundo da alcachofra.

Como protagonista, entrada ou auxiliar numa refeição, a alcachofra sempre vai bem. Ela pode ser servida in natura, quente ou fria. Quando quente, o mais usual é acompanhada de um molho de manteiga. Se fria, fica bem com azeite e vinagre e um toque de sal. As alcachofras podem ser recheadas também. Que tal experimentar? Essa é nossa dica da semana. Bom apetite!

Receita da Semana

FUNDO DE ALCACHOFRA RECHEADO

foto receita1

INGREDIENTES

*10 fundos de alcachofra

*1/2 xícara de chá de ricota amassada

*2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado ou requeijão light

*1 colher (sopa) de parmesão ralado

*Sal, ervas e azeite a gosto

MODO DE PREPARO

1. Amasse a ricota, misture com o iogurte ou requeijão, temperos, ervas (a que preferir) e um fio de azeite.

2. Coloque o recheio dentro de cada alcachofra. Salpique parmesão por cima.

3. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média por cerca de 15 minutos. Tire do forno e sirva.

Compartilhe essa delícia e até a próxima …

Osanilde Oliveira.


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image