furdunço abre carnaval em ssa

Já começou o Carnaval em Salvador. O Furdunço realizado neste domingo (08) na Barra deu o pontapé para o início da festa, com desfile de mais de 20 atrações que saíram da Ondina em direção ao Farol da Barra. O movimento reúne artistas de diferentes vertentes e estilos, mas que trazem em comum a proposta de valorizar o Carnaval de chão, a participação do folião pipoca e a irreverência. O movimento foi um sucesso nas duas aparições na edição do Carnaval de 2014, quando desfilou nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina).

O prefeito ACM Neto afirmou, durante coletiva à imprensa enquanto as atrações passavam pela Barra, que o futuro do Carnaval de Salvador passa pelo movimento, que ganha cada vez mais adeptos. ?Famílias inteiras participam, da criança ao idoso, o que nos deixa empolgados com o futuro desse movimento. O Furdunço veio para ficar, e eu não tenho dúvida que o futuro do Carnaval de Salvador passa pela consolidação desse movimento. Tenho certeza que vamos consolidar essa ideia e é esse o clima que queremos para o Carnaval?, disse.

Ainda segundo o prefeito, a implantação do Furdunço no final de semana que antecede a abertura oficial do Carnaval traz impactos significativos para a economia da cidade. ?Vamos trabalhar para conseguir fazer com que nos próximos anos o Carnaval comece no domingo, e isso terá uma importância econômica para a cidade porque podemos permitir uma ampliação da permanência do turista. A quantidade de pessoas que vemos hoje, inclusive de turistas, na rua, é uma demonstração do sucesso. Isso tudo resulta em mais emprego e em movimentação econômica para a cidade.?

A programação começou com o Passeio Ciclístico Pedal Abre Alas. ?Como manifestação multicultural, o Furdunço não poderia deixar de ter as bicicletas, uma vez que representam um esforço da Prefeitura ao longo dos dois últimos anos. Então, aproveitando a descontração e alegria típicas do Carnaval, o Movimento Salvador Vai de Bike resolveu fazer uma homenagem aos ciclistas e ao mesmo tempo ao Carnaval. A ideia era que todos saíssem às ruas para fazer um Carnaval de paz onde há espaço, inclusive, para os ciclistas. E podemos ver que deu certo?, avaliou Isaac Edington, presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike.

Na grade cultural estavam nomes como Armandinho e a Fobica, trazendo uma das mais belas fotografias do Carnaval, além de Ju Moraes, Adão Negro, Baiana System e Ilê Aiyê. Mas também teve o grupo performático Mamulengo, o coreto Elétrico de Alex da Costa e o saudosismo do bloco Jacu, puxado por Waltinho Queiroz, que promete reviver os momentos de um dos blocos que fizeram história no Carnaval dos anos 70 em Salvador. A lista de atrações inclui ainda nomes conhecidos do público baiano, como a banda Estakazero, a música e a dança do afro Malê Debalê, o samba de Raiz do Batifun e o Alavontê.

O Furdunço retorna ao Carnaval na sexta-feira (13), no Campo Grande, com 27 atrações.

Fonte: Agecom


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image