Benefícios da pêra
Indicada para uma dieta saudável por possuir nutrientes, sais minerais e fibras

pera

A forma arredondada, o aroma suava e inconfundível, a textura entre o firme e o suculento são um convite natural para saborear a pêra. Artistas plásticos têm associado suas curvas à silhueta da mulher. Antiquíssima, essa fruta é apreciada em todo o mundo.

No tempo dos romanos, já eram classificadas quarenta variedades, algumas originárias da Ásia e outras de países europeus, principalmente da Inglaterra, de Portugal e da França. Hoje existem mais de três mil tipos de pêra, e muitos acabaram sendo desenvolvidos por acaso, em experiências. Em geral, diferenciam-se por formato, cor, tamanho, sabor, aroma e casca.

Na hora da compra, não escolha as frutas que apresentam casca muito dura. Isso indica que foram colhidas antes do tempo e logo adquirirão consistência esfarelada, além da falta de sabor.

O ideal é saboreá-la no ponto, ou seja, madura, mas nem tanto. Considera-se que, quando passada, ela perca aproximadamente três quartos do valor nutritivo. Sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro são os principais sais minerais encontrados na fruta, que também é fonte importante de vitamina C. Mas a quantidade de fibras é a virtude mais elogiada da pêra. Além de diurética, ela é indicada no tratamento da prisão de ventre e da doença diverticular do intestino.

Como sobremesa, a pêra fica muito saborosa quando cozida, acompanhada de caldas ou cremes ? de chocolate, baunilha, vinho tinto e outras frutas ?, servidos quentes ou gelados. Pode também ser usada na preparação de compostas, tortas, mousses e geleias.

Em pratos salgados, a fruta costuma aparecer em saladas, maioneses e risotos. Também faz um casamento perfeito com queijos de sabor acentuado, como provolone, Brie, gorgonzola e camembert.

Na edição de hoje, apresentamos uma sobremesa com essa desejada fruta. Confira todos os passos da Gelatina Cremosa de Pêra. Boa sorte no preparo!

Receita da Semana

foto receita16

Gelatina cremosa de pêras

INGREDIENTES

Gelatina – *4 peras *1 colher (sopa) de suco de limão *4 colheres (sopa) de água *1/2 xícara de açúcar

Gelatina cremosa – *2 peras *2 xícaras de água *2 colheres (chá) de erva-doce *1 pau de canela *6 cravos-da-índia *2 xícaras de leite *5 ovos *2 xícaras de açúcar *2 sachês de gelatina em pó sem sabor

MODO DE PREPARO

1. Descasque as pêras e corte em fatias médias. Coloque em uma panela com o suco de limão, a água e o açúcar e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até amolecer. Reserve.

2. Para a gelatina cremosa, retire as sementes e a parte dura central das peras. Bata a polpa com a casca e a água no liquidificador e coloque em uma panela com as sementes de erva-doce, a canela e os cravos-da-índia. Deixe ferver em fogo baixo, por cerca de 10 minutos com a panela tampada. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque sobre uma peneira.

3. Leve o leite ao fogo para aquecer.

4. Bata as gemas com metade do açúcar e adicione ao leite. Volte ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre. Retire do fogo, acrescente o líquido obtido das pêras e junte as especiarias.

5. Misture a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver. Adicione à mistura de pêras. Bata as claras em neve com o restante do açúcar e misture também.

6. Forre o fundo de uma forma de pudim média molhada com as peras em fatias. Despeje a gelatina cremosa por cima e espere esfriar bem, antes de levar à geladeira. Deixe gelar por cerca de 3 horas antes de desenformar.



Harmonização


vinho150

Ótimo e fresco Sauvignon Blanc elaborado por Viña Montes, um dos maiores nomes do Chile. Mostra um apetitoso bouquet de notas cítricas. No palato é fresco e envolvente. Nenhuma passagem em barrica para conservar o estilo varietal e o frescor. Pronto para consumo, este branco seco combina com peixes leves, frutos do mar, sobremesas à base de frutas e como aperitivo. Possui teor alcoólico de 12,4%. A indicação da temperatura de serviço é de 7 a 9ºC.


Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado


Responsive image
Responsive image